Cidade tem parceria para visitação em Parque Natural

O Prefeito de São José dos Campos formaliza nesta quinta-feira (9), a partir das 9h30, uma parceria com o Grupo Suçuarana de Salvamento na Selva, para que a entidade volte a atuar no Parque Natural Municipal Augusto Ruschi, o antigo Horto Florestal. O evento será no Parque Natural (Estrada Municipal Antônio Ferreira da Silva, 100) e terá a presença de 40 alunos da Escola Municipal Professora Vera Lúcia Carnevalli Barreto.

Na ocasião, os estudantes participarão de uma trilha ecológica com monitores do grupo Suçuarana. Além de conhecer mais sobre a fauna e flora, presentes na Unidade de Conservação, as crianças receberão dicas e conhecerão curiosidades sobre a sobrevivência na mata. A parceria prevê a realização de trilhas monitoradas pelo Grupo Suçuarana, atendendo a grupos escolares e à comunidade. Uma sala dentro das dependências do antigo Horto será reativada para que o grupo realize atividades de educação ambiental e treinamentos.

Fundado em 1994 em São José dos Campos, o Grupo Suçuarana é uma associação civil de interesse público que se baseia no trabalho voluntário de apoio aos órgãos competentes em situações de salvamento em matas, acidentes aéreos, calamidades, campanhas humanitárias, sendo o único grupo civil com esta finalidade no país. Sua atuação visa também o incentivo à prática segura de esportes radicais, à orientação a crianças, jovens e adultos em atividades ligadas à natureza e à promoção da preservação ambiental.

O grupo atuou na área do Horto de 1996 a 2009 realizando treinamentos, atividades de escotismo e contribuindo para a conservação e proteção da área com aceiros, limpeza das trilhas, combate à caça e depredação. O grupo foi reconhecido como de utilidade pública pela Lei Municipal 5.067/97.

Para o Prefeito, o Suçuarana será um importante aliado da Unidade de Conservação. “O Suçuarana é uma entidade de tradição e reputação nascida em nossa cidade, que exerceu um papel de guardiã do Horto por muitos anos. Queremos que ele volte a atuar neste ambiente, ajudando a preservá-lo e abrir suas portas para a comunidade”, afirmou.

O vice-presidente do Grupo Suçuarana, Paulo Cezar Marinho, destacou a importância do Parque que, para ele, se funde à identidade do grupo. “Este ambiente de excelente condição de selva permitiu nos aprimorarmos e desenvolvermos todo esse trabalho ao longo do tempo, trazendo bons frutos à sociedade e ganhando projeção na região. Queremos continuar trabalhando para sua preservação, para que a sociedade conheça e ajude a proteger este patrimônio ambiental”, declarou.

Parque Natural Augusto Ruschi

Primeira Unidade de Conservação de Proteção Integral de São José dos Campos, o Parque Natural Municipal Augusto Ruschi foi criado em setembro de 2010 pela Lei Municipal 8.195/2010. O Parque compreende mais de 2 milhões de metros quadrados de mata atlântica preservada, santuário de inúmeras espécies da fauna e flora nativas, algumas ameaçadas de extinção.

A denominação “proteção integral”, conforme legislação federal, preconiza a conservação dos seus atributos naturais, com a preservação dos ecossistemas em estado natural com um mínimo de alterações, atividades voltadas exclusivamente para a pesquisa científica, preservação e educação ambiental. As atividades a serem desenvolvidas na Unidade de Conservação serão acompanhadas pelo Conselho Gestor do Parque Natural e estarão alinhadas ao Plano de Manejo, que será desenvolvido este ano pela Prefeitura.

Prefeitura Municipal de São José

Publicado em: 09/05/2013