Após receber um relatório da antiga gestão com ‘raio-X’ do sistema de transporte coletivo urbano, a Prefeitura de São José já projeta as primeiras ações para melhorias no setor. Entre as prioridades estão a implementação, ainda neste primeiro semestre, das primeiras faixas de corredores exclusivos de ônibus, que não saíram do papel no governo de Eduardo Cury (PSDB).
O secretário de Transportes, Wagner Balieiro, disse ontem, por meio de nota oficial, que pretende “reestabelecer a confiabilidade do sistema. Os horários e itinerários precisam ser respeitados”. Ele informou que pretende ampliar o sistema de informações para os usuários e criar novos serviços, como compra de passagens pela internet.
A Secretaria de Transportes está avaliando planilha apresentada pelo governo tucano e comparando os dados com a realidade encontrada. A intenção é ter um estudo detalhado já nos próximos dias e, com isso, preparar-se para um eventual pedido de aumento das tarifas de ônibus.
A pasta informou que, por enquanto, não há pedido de reajuste das três empresas (Expresso Maringá, CS Brasil e Saens Peña). O último aumento ocorreu em janeiro de 2011, quando as passagens subiram de R$ 2,50 para os atuais R$ 2,80. A assessoria das empresas informou que não há previsão de pedido de reajuste.
Segundo Baleiro, as primeiras faixas exclusivas de ônibus devem ser implantadas até julho próximo. “Estamos trabalhando para tornar os corredores uma realidade o mais rápido possível em nossa cidade. O Projeto Corredores [da gestão passada] está passando por atualização e esperamos realizar primeiras medidas ainda neste semestre”, disse na nota oficial.
Para o diretor do Sindicato dos Condutores, Luiz Donizete de Faria, os corredores exclusivos de ônibus são essenciais. “Isto já deveria ter sido implantado há muito tempo.” Ele citou como prioridades as vias centrais de grande fluxo de veículos, como as avenidas São José, Adhemar de Barros, José Longo, João Guilhermino e Francisco Rafael.
Quanto ao aumento do número de linhas, Balieiro disse que haverá estudo da demanda existente em cada região. “A ampliação de linhas envolve, necessariamente, a relação custo-benefício. Isso é necessário para que não sejam criadas linhas sem critérios que possam onerar o sistema”.
O Vale
Publicado em: 16/01/2013