Cidade inicia as atividades de Segurança de Trânsito

A Secretaria de Transportes de São José dos Campos iniciou ontem a campanha Volta às Aulas, que busca disciplinar o trânsito próximo a escolas públicas e particulares. No total, 20 agentes orientam pais e alunos para que o trânsito flua da melhor maneira possível, aconselhando, por exemplo, evitar estacionar em fila dupla, e para que todos se comportem visando mais segurança, com estudantes atravessando somente na faixa de pedestre. Essa é a 7ª edição da campanha em São José.

Os 20 agentes se revezam nas abordagens de pais, professores e estudantes de 50 escolas públicas e privadas da cidade. A campanha será realizada até dia 30 de agosto, mas até o fim do ano haverá um monitoramento regular. Os agentes orientam os alunos a sempre utilizarem a calçada e a faixa de pedestre e explicam aos pais as atitudes corretas de embarque e desembarque, entre outras regras para promover a segurança no trânsito.

“Nós apoiamos completamente essa ação. Inclusive, antes dos alunos saírem de férias fizemos uma ação juntamente com a Secretaria de Transportes. Os alunos distribuíram folhetos nos semáforos próximos à escola. Eles gostaram de vivenciar essa ação”, disse a coordenadora de Eventos do colégio Poliedro, Elizabeth Pedrosa, 50 anos.

Hoje a cidade conta com o NET (Núcleo de Educação para o Trânsito), que conta com uma equipe de 8 agentes de trânsito educadores, que fazem a fiscalização na porta das instituições para trazer mais segurança para as famílias, alunos e professores.

Dez escolas foram escolhidas para serem monitoradas durante todo o semestre pelos agentes de trânsito do Departamento de Fiscalização Operações de Tráfego e Multas. Estes dez estabelecimentos apresentaram o maior fluxo de carros e pedestres no primeiro semestre, informou a assessoria de imprensa da Secretaria de Transportes.

As escolas são Moppe, Mater Dei, Natural Vivência, Objetivo, Instituto São José, escola do Sesi e as escolas municipais Vera Lúcia Carnevalli, Ana Berling Macedo, Idelena Menezes de Carvalho e Palmira Santana. As demais serão monitoradas em sistema de rodízio.

Durante a campanha realizada no primeiro semestre, foram abordados 10.231 pessoas nas portas de 40 escolas. As escolas municipais de São José voltaram a funcionar ontem. As estaduais e particulares voltam às aulas a partir de amanhã.

As aulas começarão a partir de amanhã em Jacareí e não haverá mudanças significativas. Apenas a volta dos horários dos ônibus ao normal. Durante as férias escolares, a empresa responsável pelo transporte coletivo, a Jacareí Transporte Urbano, reduz o número de veículos, devido a queda do número de usuários durante as férias. A prefeitura manterá os 18 agentes fazendo o monitoramento nas imediações das escolas.

O Vale