A Univap (Universidade do Vale do Paraíba) vai abrir para visitação neste mês o Observatório de Astronomia e Física Espacial Prof. Antônio de Souza Teixeira Júnior. Localizado no campus Urbanova, em São José, o observatório foi criado com investimento de R$ 1 milhão e contou com apoio da FVE (Fundação Valeparaibana de Ensino), Fapesp (Fundação de Apoio e Amparo à Pesquisa do Estado) e CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
Chuvas de meteoros, eclipses, oposições planetárias e outros eventos espaciais poderão ser observados em visitas gratuitas, abertas ao público. O local deve promover, além das observações, atividades de ensino, pesquisas, exposições e palestras.
A equipe do observatório é formada por pesquisadores e alunos do programa de pós graduação em Física e Astronomia da Univap. O observatório conta um auditório, um hall de exposições, telescópios fixo e portáteis e duas antenas para estudos do Sol.
O professor Cássio Leandro Barbosa, responsável pelo espaço, contou que quer apresentar a astronomia numa linguagem mais simples, e motivar assim o surgimento de novos pesquisadores. “Os estudantes de física e astronomia vão aprimorar sua capacidade de ensinar e divulgar assuntos complexos numa linguagem acessível ao grande público”, disse Barbosa.
Milton Vinícius Diogo, mestrando pela Univap em astrofísica, participará da recepção dos visitantes. Para ele, “é muito gratificante contribuir com a divulgação científica e despertar o interesse sobre o que tem no universo”. As visitas já podem ser agendadas pelo site www.univap.br/observatorio.
O Vale