Cidade fecha mês com índice positivo de empregos

A geração de empregos formais em São José dos Campos registrou em setembro o melhor desempenho do ano, impulsionada pelas obras de manutenção da Revap (Refinaria Henrique Laje), da Petrobras. Os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e Emprego mostra que a cidade fechou o mês com saldo positivo de 1.820 postos formais de trabalho, com carteira de trabalho assinada. A construção civil foi o setor que registrou melhor desempenho, com saldo positivo de 892 vagas. Os dados revelam que foram contratados 1.726 trabalhadores ante 834 demissões no setor.

O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de São José dos Campos avalia que pelo menos 3.000 operários da cidade e região foram contratados para as obras de manutenção da Revap. “As contratações começaram em agosto. Pelo menos 6.000 trabalhadores foram contratados para os serviços e metade é de São José e região”, disse Joselino Marçal, diretor do sindicato. A manutenção termina no fim do mês. Outro setor que se destacou no resultado alcançado pelo município no mês passado foi o de serviços, com saldo positivo de 792 vagas. O comércio também obteve saldo positivo, de 70 vagas. Pelo Caged, a indústria registrou saldo positivo de 57 postos.

Em nota, o secretário de Relações do Trabalho, Miranda Ueb, disse que “os indicadores confirmam o acerto das políticas desenvolvidas no município e o acerto dos esforços em promover qualificação e capacitação da mão de obra local, para gerar oportunidades de trabalho e renda”. Taubaté também registrou saldo positivo de empregos formais no período, mostra a pesquisa do Caged. O município fechou setembro com 258 postos positivos de emprego. A construção civil e o setor de serviços foram os responsáveis pelo bom desempenho com saldo positivo de 205 e 144 vagas, respectivamente. Já Jacareí fechou setembro com saldo negativo de 94 vagas. O setor industrial respondeu pelo fechamento de 125 postos de trabalho e a construção civil, por 63.

Pesquisa divulgada ontem pelo Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) sobre o nível do emprego no setor mostra que as microrregiões de São José e de Jacareí registram baixa na geração de vagas na indústria de 100 e 50 postos, respectivamente.
Já a microrregião de Taubaté teve desempenho positivo, de 100 postos.

EMPREGO/SETEMBRO

São José dos Campos

  • Saldo positivo: 1.820 postos formais de trabalho
  • Destaques: construção civil (892 vagas), serviços (792 vagas)
  • Acumulado do ano: positivo de 3.983 postos formais de trabalho
  • Em 12 meses: positivo de 3.750 vagas

FONTE: O Vale