Central amplia horario de atendimento no serviço 156

O serviço 156 da Prefeitura de São José atende a partir de hoje em horário estendido. O canal funciona para receber pedidos de serviços, reclamações e oferecer informações aos moradores. O atendimento que feito das 7 às 19h de segunda a sábado foi ampliado e agora vai das 6 às 22h. Aos domingos, quando não funcionava, a central passará a atender das 8h às 20h.

A ampliação deverá aumentar a média de 1.517 chamadas que são recebidas por dia pelos teleoperadores. Por mês, são cerca de 30 mil atendimentos prestados.

Isso porque hoje os moradores não têm como reclamar de obras barulhentas realizadas em pleno domingo desrespeitando a legislação municipal. Essa é uma reclamação recorrente dos moradores do Jardim Aquarius (oeste) e Parque Industrial (zona sul).

“Identificamos uma perda constante de atendimentos aos domingos e entre as 6h e 7h da manhã. Como o 156 hoje é uma importante ferramenta de atendimento à população decidimos ampliar seu horário”, disse Cynthia Gonçalo, diretora do Ipplan (Instituto de Pesquisa, Planejamento e Administração).

Hoje, entre principais pedidos recebidos na central do Disque 156 estão poda de árvores, fiscalização de trânsito e contra o barulho. Segundo ele, o índice de satisfação do atendimento é de aproximadamente 96%.

“Cerca de 60% das ligações recebidas hoje são resolvidas com uma simples informação. Isso é muito importante e positivo porque evita o deslocamento do cidadão até a prefeitura, melhorando o atendimento e a gestão que fica focada em resolver outro tipo de pendência”, disse.

Segundo ela, os 39 teleoperadores recebem cursos frequentes de qualificação e estão preparados para informar sobre 1.400 serviços diferentes. “Hoje ontem por exemplo, eles estão tendo um curso sobre o IPTU”, disse Cynthia.

A ampliação do horário virá acompanhando pela concentração de tipos de serviço prestados. O canal 156 vai passar a absorver também o disque de informações sobre o sistema de parquímetros e sobre o sistema de transporte público.

Desde dezembro, a ouvidoria da Secretaria de Saúde, que recebe sugestões e reclamações, também funciona por meio da central 156. Segundo a prefeitura, O objetivo da mudança é centralizar o atendimento de todos os serviços municipais.

 O Vale