Cadeia Pública de Santana vira Casa do Artesão

A Prefeitura de São José estuda transformar a antiga Cadeia Pública de Santana, na zona norte, em uma Casa do Artesão. Será a primeira unidade de referência do artesanato local na cidade.

O projeto está sendo elaborado pela Fundação Cultural que deve anunciar só em 2012 a conclusão do estudo. O objetivo é que o local abrigue cursos aos artesãos e exposições dos artistas da cidade.

A fundação assumiu o prédio da antiga cadeia na última semana após as obras de reforma e ampliação que custaram R$ 176 mil aos cofres públicos.

O objetivo da proposta é reabrir o espaço histórico à população. A cadeia pública está fechada desde 2008 e só era utilizada por um grupo de jovens católicos.

O trabalho de reforma feito na antiga cadeia envolveu a troca do telhado e revestimentos, troca das instalações elétricas e hidráulicas; restauração e substituição das janelas e portas e instalação de novo piso. Também foi feito uma nova pintura interna e externa e a demolição do anexo do fundo, da edícula lateral e do muro de alvenaria.

O prédio, que fica na rua Guarani, funcionou como cadeia entre as décadas de 1920 e 1950 e como sede para um grupo jovem católico desde 1974. A obra de reforma e restauro foi liberada pelo Comphac (Conselho do Patrimônio Histórico).

Fonte: O Vale