Áreas em torno do Aeroporto são desapropriado pela Prefeitura

Um ano após o governo do Estado lançar edital para a construção da avenida que vai ligar o Aeroporto de São José dos Campos à Rodovia dos Tamoios, a prefeitura começou a fazer agora as desapropriações das áreas para viabilizar o novo acesso. De acordo com o Boletim Oficial do Município, foram desapropriados cerca de 20 mil metros quadrados no Putim, na zona sudeste. Segundo a Secretaria de Transportes, ainda faltam ser desapropriados 56 mil metros quadrados. No entanto, o governo Carlinhos Almeida (PT) não informou quando o processo será concluído. A prefeitura também não informou ontem o valor que será gasto com as desapropriações e nem por que só começou a fazer agora as desapropriações.

Segundo o ex-secretário de Transportes Anderson Farias Ferreira, o levantamento topográfico e as negociações para desapropriações foram iniciadas em junho do ano passado no governo Eduardo Cury (PSDB). O processo ficou parado de julho a outubro devido às restrições do período eleitoral. Já o presidente da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), Laurence Casagrande Lourenço, disse que a ordem de serviço para a empresa fazer a obra já está assinada desde dezembro. “Temos conversado com a prefeitura para que agilize as desapropriações, já que esta obra é muito importante para o Aeroporto de São José dos Campos.” A via facilitará o acesso ao aeroporto, que será ampliado.

O objetivo é desafogar o trânsito na avenida dos Astronautas, que liga a região central ao Jardim da Granja e facilitar a circulação de veículos entre as regiões sul e sudest e. “Esta obra será importante para suportar o aumento do fluxo de veículos que deverá ocorrer com a ampliação do aeroporto e também ajudará a desafogar o trânsito do Anel Viário”, disse o vereador governista Luiz Mota (DEM). A obra é uma parceria da prefeitura com o governo do Estado. A licitação foi lançada pela Dersa em agosto do ano passado. A empresa que venceu a licitação foi a Construtural Engenharia e Construções pelo valor de R$ 9,9 milhões. A previsão é de que a avenida seja construída em 15 meses. O projeto prevê a implantação de pista duplicada de 2,5 quilômetros a partir da estrada velha de Paraibuna, na Tamoios, até a Embraer. A via terá duas faixas de rolamento em cada sentido, com calçadas para pedestres e ciclovia paralela à pista com 1,6 quilômetro de extensão.

A Infraero começou a montar o canteiro de obras para a ampliação do Aeroporto de São José. A expansão já deveria ter começado após a emissão da ordem de serviços em 5 de julho último. Ontem, funcionários estavam colocando tapumes na área onde funcionava o escritório da empresa Webjet. A assessoria de imprensa da Infraero informou ontem quando os trabalhos serão iniciados. O prazo para execução dos serviços é de 360 dias. O investimento na obra será de R$ 16,68 milhões. O projeto prevê a ampliação e a reforma do Terminal de Passageiros. A área atual de 864 metros quadrados será ampliada para cerca de 5.000 metros quadrados. O aeroporto, que atualmente tem capacidade para 190 mil passageiros/ano, deve conseguir atender 490 mil passageiros/ano, com as demandas projetadas para período de 5 anos. O aeroporto terá nova área de embarque e desembarque. Está prevista ainda a criação de 320 vagas de estacionamento, com vagas exclusivas para idosos e pessoas com deficiência.