A liberação do acesso à marginal da via Dutra em frente à PIB (Primeira Igreja Batista), no km 150, em São José dos Campos, foi realizada na noite de ontem.
O acesso ficou fechado por oito meses para as obras de alargamento da avenida Jorge Zarur (marginal do Vidoca), na zona sul. A liberação da pista estava prevista inicialmente para acontecer em agosto. No início do mês, a prefeitura chegou a anunciar a liberação para o último domingo, dia 18, mas foi adiada para ontem.
O acesso é utilizado principalmente por moradores que estão na região central, como Jardim Paulista, e desejam acessar a zona sul. Desde o fechamento da entrada, eles foram obrigados a utilizar caminhos mais longos pelo centro da cidade.
A NovaDutra chegou a cogitar o fechamento em definitivo, transformando o antigo acesso em terceira faixa da marginal, mas suspendeu a ideia. Desde quarta-feira, a marginal é fechada todas as noites das 22h às 5h, para mudança de sinalização e liberação do acesso.
Com a conclusão das obras dos viadutos, a pista marginal voltou a ter duas pistas e um acostamento. No trecho de São José, a Dutra recebe mais de 130 mil veículos por dia. Com as obras de alargamento, a Jorge Zarur ganhou cinco novas faixas de rolamento, sendo cinco faixas sentido zona sul e quatro sentido centro.
O Vale