5° Edição da Virada Cultural agrada moradores da cidade

A 5ª edição da Virada Cultural Paulista, em São José dos Campos, foi encerrada com o show do Dominguinhos. Simpático e bem disposto cantou sucessos como “Eu só quero um xodó”, “De volta pro meu aconchego” e “Isso aqui ta bom demais” entre outros.

A Virada Cultural de 2012 foi marcada por muita alegria e animação dos artistas junto ao público. O evento começou às 18h do sábado (19) com a peça Revolta da Lantejoula, da Cia Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira, no Teatro Municipal. Simultaneamente foram realizados shows e apresentações em diversos locais, como Espaço Mário Covas, Cine Santana, Igreja São Benedito e Sesc.

A programação no Parque da Cidade teve DJ Don KB, o grupo Irmãos Becker de mala-balares, banda Apanhador Só e logo em seguida pela dupla sertaneja Fernando e Fabiano. O show de Luiza Possi foi o mais esperado da noite e que agitou o público com sucessos como “Me faz Bem”.

Á noite teve ainda o show da banda Móveis Coloniais de Acaju, que surpreendeu a galera. Inclusive com apresentação de dois saxofonistas, o trombonista e o cantor no meio da multidão para interagir com o público que os acompanhavam.

No domingo (20), o inicio da Virada foi com as Fiandeiras da Palavra com o conto literário “Histórias que o Vento me Contou”. Nos intervalos dos shows houve intervenção da Cia Buzum – Filhotes do Brasil, de teatro de bonecos ambulante dentro de um ônibus e fez a alegria das crianças.

Os shows começaram com o grupo Paranga, que fez homenagem ao compositor Elpídio dos Santos. Para animar a Virada Cultural, os sambistas do Casuarina tocaram e cantaram com a ajuda do público muitos de seus sucessos, entre eles “Dissimulata”, que agradou muito a platéia.

O show mais esperado no domingo, foi o de Dominguinhos que entrou no palco muito aplaudido. Considerado um ícone da música brasileira, o sanfoneiro pernambucano fez um show reunindo grandes composições do forró brasileiro.

Infraestrutura

Trabalharam durante toda a Virada Cultural no Parque da Cidade cerca de 300 profissionais entre Polícia Militar, Guarda Municipal, Defesa Civil. agentes de trânsito, juizado de menores, fiscais de posturas, funcionários da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, servidores municipais e estaduais.

A Guarda Civil Municipal usou uma unidade móvel para auxiliar e garantir segurança ao público. Houve plantão de ambulâncias que ficaram à disposição durante todo o evento. Uma praça de alimentação composta por entidades beneficentes foi montada no Galpão Gaivotas para atender o público. Além dos banheiros existentes no Parque, foram instalados vários banheiros químicos, inclusive para pessoas com deficiências. A Virada Cultural Paulista é um evento anual, do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura de São José dos Campos e a Fundação Cultural Cassiano Ricardo,

Prefeitura de São José