Sarau literário sobre a poetisa negra traduz a vida em palavras

[sinopse datas=”true” imprensa=”4″]

A Prefeitura de São José dos Campos realiza nesta quarta-feira (25), às 19h, o Sarau Literário da Carolina, como parte especial da programação em celebração ao Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro). O evento será no Centro da Juventude (Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 – Jardim América). A atividade é gratuita e aberta ao público, sem a necessidade de inscrição prévia.

O sarau vai apresentar textos, poemas e escritos da poetisa negra Carolina Maria de Jesus (1914-1977), que nasceu em Sacramento (MG), mudou-se para São Paulo em 1947 e foi morar na favela do Canindé. Carolina trabalhava como catadora e registrava o cotidiano da vida em cadernos que encontrava no lixo.

Apesar do pouco estudo, ela reuniu mais de 20 cadernos com testemunhos sobre o cotidiano da favela, um dos quais deu origem ao livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, publicado em 1960, com um total de 100 mil exemplares vendidos, traduzido para 13 idiomas e vendido em mais de 40 países.

A atividade será apresentada pelas Quilombelas – Núcleo de Mulheres Negras de São José dos Campos e também faz parte da Campanha 16 Dias de Ativismo pelo fim da Violência contra as Mulheres.

Mais informações na Central de Atendimento ao Público do Centro da Juventude, pelo telefone 3932-8600.