O Parque Municipal Roberto Burle Marx, mais conhecido como Parque da Cidade é muito mais do que um espaço apenas de caminhadas, shows e eventos. A equipe do GUIASJC acompanhou o projeto “Conhecendo o Parque” coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente que tem como objetivo mostrar para a população todo o patrimônio cultural, ambiental e principalmente histórico, desde a fundação da Tecelagem Parahyba no início do século 20 até os dias atuais.
A Secretaria de Meio Ambiente, desde 2009, é responsável pela gestão do Parque Roberto Burle Marx e vem trabalhando na sua manutenção e melhoria. Nos quase 1 milhão de metros quadrados do parque encontram-se dois lagos, ilha artificial e uma grande diversidade de animais silvestres como capivaras, esquilos, lagartos, além de várias espécies de aves como papagaio, corujas, entre outras. Além das trilhas que cortam o parque e propiciam caminhadas agradáveis em meio a natureza que, de tão abundante, faz esquecer que se encontra dentro da cidade de São José dos Campos.
Conhecendo o Parque
Nas visitas monitoradas são apresentados exemplos da arquitetura moderna brasileira, como a residência da família Gomes, projetada pelo arquiteto brasileiro Rino Levi, desde 2010 tombada como patrimônio histórico cultural. Residência essa que já foi palco para a produção do filme “Aparecida: O Milagre” dirigido por Tlzuka Yamasaki em 2010. Outro grande destaque é a obra paisagística de Roberto Burle Marx (que dá nome ao parque), suas impressões estão nos jardins e painéis da residência da família Gomes.
O projeto que foi idealizado na década de 50 é considerado atual ainda hoje e reúne 66 espécies de plantas e árvores, a obra valoriza a combinação das formas e cores das plantas, criando mosaicos naturais na paisagem. O projeto paisagístico original vem sendo recuperado desde o ano passado pela Secretaria de Meio Ambiente e não tem data prevista para término, uma das razões apontadas para a falta de previsão são os altos custos, no total serão gastos algo em torno de R$ 1 milhão de reais para devolver ao espaço o aspecto original.
Novidades
Em 2011 o Parque também terá investimentos em sua infra-estrutura e vai oferecer novas atrações aos visitantes. O viveiro de pássaros, ao lado da residência Olivo Gomes, será transformado em orquidário. Além das orquídeas encontradas no próprio parque, o espaço servirá para a reprodução de outras variedades da planta.
Um borboletário será instalado em uma área de cerca de 100 metros quadrados. Neste espaço, também próximo à residência Olivo Gomes, o visitante poderá acompanhar todas as fases da vida da borboleta. O local funcionará ainda como centro de estudos.
Outras funcionalidades
Dentro do espaço do Parque da Cidade funcionam diversos outros departamentos mantidos pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos, entre eles a Fundação Cultural Cassiano Ricardo, o Acervo Cultural e Bibliográfico Municipal, a Casa do Folclore, a Tecelagem Parahyba que ainda funciona nos dias de hoje e também um espaço onde são reformados sofás e o ofício de reforma é ensinado para a população interessada.
Conheça o Parque
Muitos joseenses nunca foram ao Parque da Cidade, não conhecem a riqueza das histórias e as belezas, tanto naturais quanto arquitetônicas. Outros tantos conhecem apenas a área de exposição e o local onde são realizados shows e eventos, há muito mais a se descobrir do Parque, a sua essência, a razão de sua existência e porque hoje é patrimônio municipal entre outras curiosidades e peculiaridades.
Vale a pena participar do projeto “Conhecendo o Parque” que é coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente Municipal. Para participar é preciso agendar via internet no site da Prefeitura Municipal. As visitas monitoradas acontecem às terças-feiras, das 9h às 11h e das 14h às 16h e aos sábados das 9h às 11h, o máximo de integrantes em um grupo é de 20 pessoas.
Saiba mais:
Parque Municipal Roberto Burle Marx
End: Av. Olivo Gomes, s/n – Santana
Tel: (12) 3921-9382
Horários: 2ª a domingo das 6h30 às 17h30
Confira a matéria anterior sobre as visitas monitoras ao Parque da Cidade aqui no Guia