[sinopse datas=”true” imprensa=”4″]
Dezessete grupos de Folia de Reis de cinco cidades do Vale do Paraíba e de duas cidades do Sul de Minas Gerais participam da 19ª Chegada das Bandeiras neste domingo (31), a partir das 9h, no Museu do Folclore de São José dos Campos (Av. Olivo Gomes, 100 – Pq. da Cidade).
A manifestação é aberta ao público e começa pela manhã na área externa do museu, com uma celebração e benção das bandeiras, pelo padre Milton Faria, capelão no Hospital Pio XII, em Santana. Em seguida, as folias visitam o presépio, montado pelo figureiro Magela Borbagatto, de Jacareí.
Entre os municípios participantes estão São José dos Campos, Caçapava, Jacareí, Paraibuna e as mineiras de Conceição do Rio Verde e São Lourenço. Entre os grupos estará o mais antigo do Estado de São Paulo, da Folia de Reis do Sertão da Onça, de São José do Barreiro.
A Folia de Reis do Sertão da Onça, de São José do Barreiro este ano completa 96 anos de existência, 31 dos quais sob comando do mestre Jesus Pereira de Lima (59 anos), conhecido entre os foliões da região pela facilidade para compor versos das músicas que canta durante as manifestações. Segundo ele, a folia foi formada por um tio do seu avô em 1920.
A Chegada das Bandeiras é realizada anualmente numa parceria entre as folias, o Museu do Folclore e a Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR). A organização é do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), associação social sem fins lucrativos responsável pela gestão do Museu do Folclore.
Informações pelo telefone 3924-7318.