Uma homenagem aos artistas Yoko Ono e John Cage, realizada pelos artistas plásticos, Akira Umeda e Reiko Shimizu, segue até o dia 28 de maio, no Espaço Helena Calil, em São José dos Campos.
Akira faz questão de ressaltar que o “novo” e “original” da exposição ficam por conta dos trabalhos realizados pelos próprios artistas. “Eles (Yoko e John) fizeram exatamente o que gostaríamos de ter feito“. explica. Nos dias dias 12, 19 e 26, das 14h às 17h, “os artistas realizarão pequenos encontros, workshops, performances e o que o mais o acaso tornar possível“, destaca Reiko.
Perfil: Reiko Shimizu nasceu em Tóquio (Japão) em 1966, estudou em Nova York e se formou em belas artes, em Tóquio. Mora em São José dos Campos desde 1996. Akira Umeda nasceu em São Paulo em 1966. É formado em história com atuação em educação, artes e entretenimento.
Homenageados: John Cage nasceu em Los Angeles (Califórnia) em 1912 e morreu em 1992. Foi um investigador incansável. Sua matéria prima é o óbvio, o cotidiano – tudo o que já existe, mas que passa despercebida ao sentimento geral – eleva o barulho-ruído ao status de música, fazendo o mesmo com o silêncio.
Yoko Ono nasceu em Tóquio em 1933. É cantora e artista plástica vanguardista, viúva de John Lennon. Suas obras, tanto musicais quanto plásticas e conceituais, são caracterizadas pela provocação, introspecção e pacifismo.
Espaço das Artes Helena Calil – Praça Padre João, 34, Centro.
Aberto a visitação: segunda a sexta, das 9h às 18h, aos sábados, das 9h às 13h.
Informações: 3921-7206.
Fonte: Fundação Cultural Cassiano Ricardo