[sinopse datas=”true” imprensa=”4″]
O Parque Vicentina Aranha (Rua Engenheiro Prudente Meireles de Moraes, 302 – Vila Adyanna) receberá o público neste fim de semana com atrações para todas as idades. Uma aula aberta de yoga, o projeto Cinema ao Ar Livre, Música no Parque e Brincadeiras de Antigamente serão as atividades
O sábado (19) começa com uma aula aberta de yoga ao ar livre, a partir das 9h30. A atividade faz parte do projeto Vicentina Qualidade de Vida. Para participar, basta comparecer no horário e levar um mat para yoga, canga ou toalha para exercícios de solo. Entre os benefícios promovidos pelos exercícios de origem indiana estão o alívio de doenças respiratórias, dores nas costas, perda de peso, aprimoramento do intelecto, melhora da autoestima, da concentração e da memória.
O projeto Cinema ao Ar Livre exibirá a animação brasileira “O Menino e o Mundo” (2014), indicada ao Oscar 2016 na categoria de Melhor Animação. A sessão será também neste sábado (19), a partir das 19h30, no telão ao lado do Pavilhão Marina Crespi. Na contramão dos grandes estúdios de animação, o diretor Alê Abreu utiliza técnicas simples, como desenhos em 2D e colagens, para representar o mundo moderno por meio do olhar ingênuo do personagem principal: um menino pobre cujo pai abandona a família para ir trabalhar em algum lugar distante.
Brincadeiras de Antigamente será a atração do domingo (20), das 9h às 12h, no Quiosque Alfredo Galvão. A atividade tem vagas limitadas a 30 lugares, que serão preenchidos por ordem de chegada. Em parceria com o Nosso Quintal, a importância e a utilização da água serão apresentadas por meio de atividades lúdicas, além de oficinas. Em todas as atividades, as crianças entenderão a importância da água no dia a dia e a necessidade de cuidar desse bem tão precioso. A atividade dura cerca de 30 minutos e é para crianças até 8 anos de idade.
Também no domingo (20), às 10h30, a Banda Coronel João Bento apresenta o show “Na estrada”, com versões de músicas conhecidas, como “Sobradinho” (Sá e Guarabyra), “Asa Branca” (Luiz Gonzaga), “Panis et Circenses” (Mutantes), “Maluco Beleza” (Raul Seixas), “Fama de Mau” (Erasmo Carlos). O espetáculo será no Bambuzal, ao lado da Capela Sagrado Coração de Jesus.
Parque Vicentina Aranha
Foi inaugurado pela Santa Casa de Misericórdia em 1924 como Sanatório Vicentina Aranha, um dos maiores centros para tratamento de tuberculose da América Latina. É tombado como patrimônio histórico pelo COMPHAC (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos) e Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e turístico).
Desde 2006, funciona como Parque Vicentina Aranha e é gerido pela Prefeitura de São José dos Campos, tendo desde 2011 a Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura (AJFAC) – como Organização Social de Cultura, a qual desenvolve atividades culturais no espaço e promove a recuperação das edificações com obras de manutenção e restauro.