Sapateado adaptado melhora qualidade de vida aos idosos

[sinopse datas=”true” imprensa=”4″]

Disposição é o que não falta para os idosos que praticam uma atividade física pouco convencional na unidade da Casa do Idoso Centro (Rua Euclides Miragaia, 508): o sapateado, que já reúne mais de 15 praticantes. As aulas ocorrem duas vezes por semana, às quartas e sextas-feiras, das 9h30 às 10h10.

A prática se baseia em movimentos adaptados aos idosos para que todos possam praticá-lo. “É importante participar das aulas, porque ajuda na minha coordenação motora, que era muito pouca. Com o sapateado, as minhas dores do corpo melhoraram”, explicou aluna Alda Lúcia Garcia, de 61 anos, que faz as aulas há sete meses.

“Eu participo porque, desde pequena, sempre gostei de dança. Eu gosto de sapateado, nunca falto às aulas e ainda tenho o meu marido como companheiro, o que torna as aulas sempre maravilhosas”, disse Maria de Lurdes Alves da Costa, de 88 anos, que mesmo na cadeira de rodas, faz os movimentos com perfeição, dentro das suas limitações.

A professora de sapateado Aline Moraes Carneiro ressalta que as aulas estão sendo muito válidas por ser novidade. “O sapateado retrata muito o que eles viveram no passado, os grandes nomes da dança e na música foram do tempo deles. Então, trazer isso pra eles está sendo muito gratificante.”