Cine Santana terá duas sessões de “Um Dia Ouvi a Lua”

[sinopse datas=”true” imprensa=”4″]

Canções da dupla caipira Tonico e Tinoco inspiram a peça “Um Dia Ouvi a Lua”, da Cia. Teatro da Cidade, que terá duas apresentações neste fim de semana, no sábado (17), às 20h, e no domingo (18), às 19h, no Cine Santana (Avenida Rui Barbosa, 2005), em Santana. A entrada é franca.

A peça tem direção de Eduardo Moreira, texto do dramaturgo Luís Alberto de Abreu e inspiração nas canções “Adeus, Morena, Adeus”, “Cabola Tereza” e “Rio Pequeno” da famosa dupla caipira. São músicas que narram histórias de amor por meio do olhar masculino, no entanto, para a montagem da peça, o autor Luís Alberto de Abreu trabalha estes dramas por meio do olhar feminino, com as personagens que viveram estas histórias.

“Um Dia Ouvi a Lua” é resultado de processo colaborativo, a partir de pesquisas do universo caipira brasileiro e utiliza técnicas da Narrativa e do Nô, teatro clássico japonês. A peça também leva para o palco várias manifestações tradicionais e populares influenciadas pelos portugueses, como as brincadeiras de crianças, além da Festa Junina e da Folia de Reis.

A montagem estreou em março de 2010 e já realizou mais de 150 apresentações em 50 cidades do país, além de uma turnê em Portugal recentemente. “Um Dia Ouvi a Lua” conquistou prêmios em diversas categorias nos festivais de Cubatão (2013) e Pindamonhangaba (2011), além do Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro (CPT) 2010 de Melhor Espetáculo do Interior de São Paulo.

O espetáculo “Um Dia Ouvi a Lua” foi escolhido por meio do edital do Programa de Difusão Cultural “CirculAção”. O objetivo é ampliar e diversificar o acesso aos bens culturais para toda população do município.