Casa de Cultura realiza Festival de Pipas no Jardim Morumbi

[sinopse datas=”true” imprensa=”4″]

O céu do Jardim Morumbi vai ficar mais colorido neste sábado (18), a partir das 9h, com o 1º Festival de Pipas realizado pela Casa de Cultura Johann Gutlich (Rua Elíseo Galdino Sobrinho, 40 – Jardim Morumbi). O festival será no campo de futebol do bairro, ao lado da unidade. A participação é livre, gratuita e não é necessário levar material para a confecção das pipas.

Durante o evento, crianças, adolescentes e adultos vão poder fazer suas próprias pipas utilizando o método tradicional, de cortar o papel, colar a armação de bambu, construir a pipa e fazer a rabiola. A atividade vai ter a supervisão do monitor Eliésio dos Santos, o Tatau.

Em seguida, até às 14h, os participantes vão soltar suas pipas ao céu, na parte externa da Casa de Cultura e brincar contra a força do vento e a coreografia feita pelo puxar da linha. Não será permitido o uso de fio de Nylon ou cerol, que podem ferir ou cortar a rabiola de outro participante.

As pipas, conhecidas em outras regiões como papagaios ou quadrados, surgiram na China, por volta de 1200, como instrumento de sinalização militar pelas cores e, mais tarde, deram origem ao para-raios com os estudos do inventor norte-americano Benjamin Franklin.