De 9 a 18 de junho, São José dos Campos será palco do 28º Festidança, um dos mais importantes eventos de dança do Brasil, realizado desde 1989 pela Prefeitura de São José dos Campos e organizado anualmente pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo. Durante dez dias, 210 grupos, envolvendo bailarinos, dançarinos, coreógrafos e assistentes, se revezarão em palcos, parques e praças da cidade.
Além da Mostra Competitiva, com a participação de companhias e escolas da cidade e da região, a edição deste ano traz algumas novidades na programação, como a exibição de filmes. No dia 7, como prévia do festival, será exibido o documentário Pina, do diretor alemão Wim Wenders, sobre a vida e obra da coreógrafa Pina Bausch, e no dia 10 o recém-lançado filme Gaga, sobre o coreógrafo Ohad Naharin.
A curadoria do festival está a cargo de Robson Jacqué, coreógrafo, intérprete, performer e professor de improvisação, e Jacqueline Gimenes, bailarina e coreógrafa. Além deles, a crítica de dança Carolina Natal marcará presença no evento, fazendo uma avaliação das apresentações.
A edição deste ano traz algumas novidades na programação, como a exibição de um documentário, amanhã quarta-feira (7), como prévia do festival. A realização da 1ª Residência Artística, na Casa Olivo Gomes (Parque da Cidade), sob orientação da bailarina, coreógrafa e professora Clarice Lima, e a participação de grupos profissionais na Mostra Contemporânea de Dança também integram as inovações.
Ainda pela primeira vez, haverá exibição de filmes temáticos, realização de palestra com o coreógrafo, bailarino e diretor artístico Ismael Ivo e uma roda de conversa para discussão de tendências dos formatos dos festivais.
As parcerias com o Sesc (Serviço Social do Comércio), Sesi (Serviço Social da Indústria), Afac (Associação para o Fomento da Arte e da Cultura), Secretaria de Estado da Cultura e Poiesis (organização social de cultura), por meio do programa Qualificação em Artes, completam as inovações.
Abertura e encerramento
O 28º Festidança será aberto nesta sexta-feira (9) pelo grupo Mimulus, que apresentará o espetáculo Por um Fio, às 20h, no Teatro Municipal. O encerramento, no dia 18, acontecerá no mesmo local, às 19h30, com a presença de outro grupo convidado, a Cia. de Dança Márcia Milhazes, que apresentará o espetáculo Guarda-me. Ao todo, sete grupos convidados se apresentarão durante o festival.
A programação ainda prevê a realização de Mostra Competitiva, Mostra Contemporânea, Batalha de Danças Urbanas, Prelúdio de Dança, Jam Session (improviso), workshop, oficinas de dança e roda de conversa.
“O Festidança 2017 visa promover a expressão artística em variados espaços da cidade para um público amplo, valorizando a produção cultural de hoje para que pensemos os caminhos do futuro. Fazer da arte parte integrante do nosso cotidiano e meio para a valorização da cidade e construção da cidadania”, ressaltou o diretor de Cultura e Patrimônio da Fundação Cultural, Agenor Carvalho.
Os ingressos para as apresentações (Sesc, Sesi, Teatro Municipal, Parque Vicentina Aranha e Residência Olivo Gomes) devem ser trocados com uma hora de antecedência por um quilo de café ou leite em pó. A arrecadação será doada ao Fundo Social de Solidariedade.
VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA, AQUI.
FONTE: Prefeitura de São José dos Campos