Região participa do Revelando São Paulo

Congada, moçambique, folia de reis, catira, jongo, São Gonçalo, modas de viola, carros de bois e tropeiros aportam no Vale do Paraíba para o XII Revelando São Paulo Vale do Paraíba, o maior festival da cultura tradicional paulista do Estado. Entre os dias 5 e 9 de julho, o Parque da Cidade “Roberto Burle Marx” (Avenida Olivo Gomes 100), em São José dos Campos, recebe culinária, artesanato e manifestações culturais tradicionais de mais de 100 municípios do Estado.

Nesta edição, serão montados 70 espaços de culinária, 120 de artesanato, Rancho Tropeiro com 17 espaços, além das brincadeiras de todos os tempos e a tradicional Corrida de Cavalhada de Catuçaba, distrito de São Luís do Paraitinga. A novidade deste ano é o Arranchamento Tropeiro, onde o público poderá vivenciar o dia-a-dia da vida tropeira, acompanhando grupos de Piquete, Monteiro Lobato e Caçapava.

No palco, aproximadamente 150 grupos trarão manifestações artísticas e tradicionais durante os cinco dias do evento. A programação inclui Folias de Reis, Orquestras de Violas, Fandango, Catira, Quadrilhas, Moçambique, Congada, São Gonçalo e Bonecos Gigantes, Jongo e Batuques. Haverá ainda cortejos pelas ruas centrais da cidade seguindo até o Parque. Um dia do evento é dedicado exclusivamente ao Festival da Amizade, com apresentações de grupos étnicos de danças folclóricas e características das culturas dos países imigrantes no Brasil como a dança alemã, japonesa, italiana, portuguesa, árabe, entre outras.

Durante todos os dias, cerca de 100 animais ente cavalos, bois, búfalos, mulas e carros de bois vão circular na arena do parque possibilitando ao público um passeio rural. Com a realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo e a Prefeitura de São José dos Campos, o Revelando São Paulo – Festival da Cultura Paulista Tradicional é gratuito, das 9h às 21h.