A Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) abre no dia 1º de dezembro a última exposição do ano na Galeria de Arte Helena Calil. As obras são da artista Lindsay Ribeiro e a exposição é intitulada “Cropped”. A exposição pode ser visitada, gratuitamente, até o dia 22. A mostra, com mais de 20 obras da artista, brincam com as técnicas de aquarela, guache e tinta acrílica sobre papel, pintando a realidade da estética humana e se opondo ao universo da moda, que é tido por alguns como superficial e por outros como um conjunto de manifestações sociais.
“Criei essas obras a partir de uma análise da problemática da auto-imagem e da distorção da aparência física, um forte sintoma das neuroses contemporâneas, que atingem, principalmente, as adolescentes que aspiram a um corpo construído, alimentado pelos sistemas da moda e do consumo”, explica Lindsay. Ainda de acordo com a artista, essa exposição marca uma transição no processo de pesquisa, que durou quatro anos, e foi necessário para a conclusão de sua dissertação de mestrado: “Corpo Delével: uma poética da auto-imanem distorcida”, na Universidade de Campinas – Unicamp.
- Visitação – A exposição tem entrada franca e pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 09h às 17h50 e aos sábados, das 09h às 12h50. Não há limitação de idade para visitar as obras.
- Cropped – O tema da exposição, “Cropped”, faz referência ao ícone “cortar” (programas para edição de imagens), ferramenta que é usada para a remoção de partes de uma figura e que podem ser remontadas posteriormente de outra forma, acentuando a mudança feita em sua composição. Com este recurso a artista se utiliza também de fragmentos de obras da história da arte, transformados em vestidos que cobrem os corpos representados em suas obras, proporcionando afinidade de conteúdo, significação e similitude.
- A artista – Mineira de Itajubá, Lindsay Ribeiro teve seus primeiros contatos com a arte no início da década de 90. É Bacharel em Artes Plásticas pela Escola Guignard, da Universidade do Estado de Minas Gerais (2005) e Mestre pelo Instituto de Artes, da UNICAMP. Participa do coletivo de artistas “Núcleo” desde seu início, em 2007, com exposições, discussões e encontros mensais, bem como propostas de intervenções públicas voltadas para a ampliação do espaço da arte na cidade em que vive. A artista expôs suas primeiras obras de arte no Espaço das Artes Helena Calil, em 2009.
Serviço: Galeria de Arte Helena Calil – Espaço Cultural São Benedito – Largo São Benedito, s/nº – Centro (próximo à Praça Afonso Pena). Informações: (12) 3924-7206.
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Publicado em: 29/11/2012