Golpe na Tela exibe filme sobre companheira de Lamarca

[sinopse datas=”true” imprensa=”4″]

O Projeto “Golpe na Tela” vai exibir nesta segunda-feira (13), às 19h, o filme “Em Busca de Iara”, seguido de um bate-papo com o diretor Flávio Frederico e com a roteirista Mariana Pamplona, além da mediação de Antônio Olivo Acioli. A exibição será no Cine Santana (Avenida Rui Barbosa, 2005 – Santana). Os ingressos são gratuitos.

 

Por meio de uma investigação pessoal de sua sobrinha, Mariana Pamplona, o filme resgata a vida da guerrilheira Iara Iavelberg, uma mulher culta e bela, que deixou para trás uma confortável vida familiar, optando por engajar-se na luta armada contra a ditadura militar.

 

Vivendo na clandestinidade, na esteira de uma rotina de sequestros e ações armadas, tornou-se a companheira do ex-capitão do exército Carlos Lamarca, compartilhando com ele o posto de um dos alvos mais cobiçados da repressão. O filme, lançado em março de 2014, desmonta a versão oficial do regime, que atribui sua morte, em 1971, a um suicídio.

 

Este é mais um filme apresentado pelo “Golpe na Tela”, que tem como objetivo promover uma reflexão crítica sobre o período da Ditadura Militar no Brasil. O projeto tem como parceiros a Prefeitura e a Comissão da Verdade Michal Gartenkraut, da Câmara Municipal de São José dos Campos.

 

O programa segue até abril de 2015 com a exibição mensal de filmes e documentários acompanhados por debates com a presença de cineastas, historiadores e sociólogos, além de outros profissionais que estudiosos sobre esse período.