Com o objetivo de aproveitar as peças de cerâmica descartadas e doadas pela Cerâmica Weiss ao Arquivo Público do Município de São José dos Campos, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) criou o projeto “Patrimônio Reinventado”. O projeto, que vem sendo realizado no Espaço Cultural Eugênia da Silva, no Parque Novo Horizonte, região leste de São José dos Campos, aproveita as peças doadas, que estão sem pintura, nas oficinas de artes plásticas do espaço.
Mais de 30 alunos estão participando dessa ação. Nas aulas eles aprendem diferentes técnicas de pintura que são aplicadas nessas peças, deixando-as novas e prontas para fazer parte de uma bela decoração.
Existem mais peças de cerâmica e o projeto deve ser estendido a outros espaços culturais que demonstrem interesse. A ação é realizada pela FCCR, por meio da Diretoria Cultural, em parceria com o Departamento de Ação Cultural Descentralizada e o Departamento de Patrimônio Histórico – Arquivo Público do Município.
Projeto – Em 2010 a Cerâmica Weiss doou grande número de peças de cerâmica inacabadas para a FCCR. Algumas foram selecionadas para fazer parte da Reserva Técnica do Arquivo Público do Município e as demais foram destinadas ao projeto “Patrimônio Reinventado”, que busca restaurar e resgatar parte da história da arte em São José dos Campos, utilizando-se das peças da Cerâmica Weiss.
Cerâmica Weiss – A Cerâmica “Irmãos Weiss” nasceu da modificação inserida nas cerâmicas da “Santo Eugênio” por Dona Ignes Weiss, filha de Eugênio Bonádio e uma das sócias dessa Cerâmica começando a funcionar no ano de 1942 sendo parte importante do desenvolvimento industrial de São José dos Campos.
Serviço: Espaço Cultural Eugênia da Silva – Rua dos Carteiros, 110 – Parque Novo Horizonte. Informações: (12) 3907-0912.
Assessoria de Comunicação
Fundação Cultural Cassiano Ricardo – FCCR
Publicado em: 26/11/2012