O Grupo Piraquara, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), realiza até o dia 15 de fevereiro, as oficinas de empapelamento para a confecção de máscaras, pereirões e outros adereços carnavalescos. A atividade é aberta para todos os públicos e é gratuita.
As oficinas acontecem de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h30, no ateliê, na sede da FCCR. Para participar é muito simples, não há limite de idade, não é necessário ter conhecimento na área e nem se inscrever. Basta comparecer no dia pretendido e dar forma à sua criatividade.
As produções de máscaras e de bonecões fazem parte das atividades do Grupo Piraquara, que agora está sendo gerido pelo CECP – Centro de Estudos da Cultura Popular – e poderão ser usadas no desfile do bloco Pirô-Piracuara, que abre, oficialmente, o Carnaval de São José dos Campos. O entrudo do Carnaval será no dia 16 de fevereiro, a partir das 18h, na Praça Afonso Pena, no Centro da cidade. Com o lema “Vai quem quer” o bloco pretende arrastar para a avenida muitas famílias.
O empapelamento é o processo de revestimento de moldes, feitos, por exemplo, de argila ou barro cru, utilizando papel-jornal e goma para criação de adereços, máscaras e bonecões. Trata-se de uma técnica popular e seu emprego é simples e de grande suporte para criação.
Serviço:
Ateliê – Sede da FCCR – Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade – São José dos Campos/SP.
Informações:
(12) 3924-7357.
Assessoria de Comunicação
Fundação Cultural Cassiano Ricardo