Fundação Cultural lança livro sobre Folclore na cidade

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) e o Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP) lançam no dia 9 de dezembro (domingo), às 15 horas, o livro O Saber e o Fazer no Museu do Folclore, 22º volume da Coleção Cadernos de Folclore, de autoria do pesquisador e historiador Fábio Martins Bueno. A solenidade de lançamento acontece na área externa do Museu do Folclore, no Parque da Cidade.

Na programação do lançamento consta também a abertura de uma exposição fotográfica com imagens feitas durante as pesquisas com os ‘fazedores’ da cultura popular local, tema central do livro. As fotos foram produzidas pela pesquisadora e historiadora Maria de Siqueira Santos e também por Fábio Bueno. A exposição será montada na Sala das Panelas do Museu do Folclore e ficará aberta para visitação por um período de 30 dias. Após a solenidade haverá uma apresentação do Clube de Choro Pixinguinha, que tem apoio da FCCR.

Primeira vez
Pela primeira vez a Coleção Cadernos de Folclore aborda uma atividade específica realizada pelo Museu do Folclore, no caso,  o Programa Museu Vivo, desenvolvido pelo Museu há 14 anos e com a participação espontânea  de mais de 150 ‘fazedores’ da cultura popular local. O livro traz entrevistas e fotos com 19 destes ‘fazedores’, mostrando um pouco da vida e do saber de cada um, em diferentes áreas.

Para a presidente do CECP, a cientista social Angela Savastano, “poder registrar em livro um programa dessa natureza é muito importante para o Museu do Folclore, pois a obra estará à disposição para diferentes interessados no estudo da cultura popular da nossa região”, enfatizou. “Foi muito prazeroso poder realizar este trabalho e espero que as pessoas gostem do resultado”, destacou o pesquisador Fábio Bueno.

O livro tem tiragem de 1.500 exemplares (colorido, 108 páginas, tamanho 21cm x 24 cm), e será distribuído gratuitamente à bibliotecas, escolas, instituições do gênero e interessados. Também ficará à disposição para consulta e empréstimo na Biblioteca Maria Amália Corrêa Giffoni, do Museu do Folclore.

Perfil do autor
Fábio Martins Bueno é graduado em História pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Possui, pela mesma universidade, os títulos de especialista em História e Ensino de História e mestre em História Social, na linha ‘Culturas, Representações e Religiosidades’. Participa do Grupo de Pesquisa ‘Epistemologias e metodologias da história’, tendo publicado, em livro produzido pelo grupo, artigo que investiga a relação entre cinema brasileiro e história. Tem experiência como docente e como escritor de textos didáticos. Já trabalhou com a produção de vídeo e programas de rádio.

Serviço: Museu do Folclore – Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade, Santana. Informações: (12) 3924-7318.

Fundação Cultural de São José

Publicado em: 03/12/2012