Fundação Cultural da cidade comemora aniversário

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), comemora em outubro deste ano, 60 anos do prédio que hoje abriga o Espaço Cultural Cine Santana, tombado pelo Comphac – Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos, em 12 de julho de 2002 , como Patrimônio Histórico do Município.

Um pouco de história – Inaugurado em 12 de outubro de 1952, o espaço foi idealizado para a exibição de filmes e apresentações de teatro, dança, entre outras manifestações artísticas. Possuía dois projetores de cinema de 35 mm, com iluminação a carvão.

Na década de 50 e 60, o Cine Santana atingiu recordes de público com as exibições dos filmes de Mazzaropi e de grandes produções brasileiras, da Atlântica e Vera Cruz. Recebeu, também, grandes espetáculos para a época, como o do cantor Roberto Carlos, entre outros grandes nomes do meio artístico.

Juntamente com o Cine Paratodos foi, durante muito tempo, o único espaço de espetáculos e lazer da cidade – já que na época de sua inauguração, o Teatro São José já havia sido desativado, em 1940.  De acordo com o Comphac, o Cine Santana sempre esteve ligado à vida da comunidade de Santana, principalmente como espaço das relações sociais e da diversão, ao mesmo tempo em que é testemunha das mudanças ocorridas no entretenimento de massa no país e no mundo, além de presenciar as importantes mudanças na organização do bairro e na cidade, na vida urbana e nos meios de lazer que a população local utilizava.

No fim da década de 70 sofreu uma queda com a chegada das salas cinematográficas aos shoppings, mas sobreviveu. Na década de 80, passou a exibir filmes para maiores de 18 anos. Depois disso, se transformou em uma igreja evangélica.

No entanto, em 1994, sua função foi restabelecida, quando a Fundação Cultural Cassiano Ricardo alugou o prédio para desenvolver atividades culturais: nascia, então, o Espaço Cultural Cine Santana. Além de reunir em seu interior e fachada traços marcantes da história do bairro de Santana, um dos bairros mais antigos da cidade, hoje o Espaço Cultural Cine Santana é um local para grandes apresentações de dança, teatro, exibição de filmes, encontros com artistas, diretores, produtores, entre outros eventos.

O espaço tem capacidade para 300 pessoas sentadas, palco com aproximadamente 12m de largura, 9m de profundidade, com urdimento, uma rotunda, quatro coxias (1,5m) e pano de boca; camarins; acesso para pessoas portadoras de deficiência e espaços reservados para cadeirantes. O hall de entrada recebe exposições e o espaço conta ainda com salas para cursos gratuitos de teclado, canto coral, história em quadrinhos, violão e viola caipira, que fazem parte do projeto Arte nos Bairros, da FCCR, atendendo mais de 350 alunos.

Com o objetivo de estimular as reflexões sobre o patrimônio cultural, a partir das memórias e histórias contadas por moradores e ex-moradores do bairro, a FCCR, por meio do Programa Memórias está recebendo fotos, imagens, relatos e histórias dos próprios moradores de Santana, para a criação de um acervo documental e histórico, com registros do bairro, relatados e vividos pelos próprios habitantes do local. Não é necessário a doação das fotos, imagens ou documentos, todo o material apresentado será copiado pela FCCR e mantido no acervo, sendo devolvido posteriormente ao proprietário. Para participar é só procurar o Espaço Cultural Cine Santana.

Serviço: Espaço Cultural Cine Santana – Avenida Rui Barbosa, 2005 – Santana. Informações: (12) 3942-1227.

Assessoria de Comunicação
Fundação Cultural Cassiano Ricardo – FCCR

Publicado em: 10/10/2012