Até o dia 23 de janeiro de 2012, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) está com inscrições abertas para a seleção de novos profissionais que farão parte do corpo de músicos e monitores do Coro Jovem Sinfônico, em 2012.
Ao todo, são cinco vagas sendo: duas para pianista, duas para monitores Chefe de Naipe (uma para contralto e uma para baixo) e uma para monitor de Teoria e Percepção Musical. Os interessados devem ter formação na área (conforme edital disponível no site da FCCR) e se inscreverem pessoalmente na Secretaria Geral da FCCR, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Para a inscrição é necessário apresentar cópias do RG, CPF, Carteira da OMB (Ordem dos Músicos do Brasil), comprovante de endereço, currículo artístico, diploma de formação na área, comprovante de experiência com coral jovem e a partitura que irá reger.
A audição, que selecionará os novos profissionais do Coro Jovem, será no dia 13 de janeiro de 2012, às 14h, na sede da FCCR. O resultado da audição será divulgado no site www.fccr.org.br, a partir do dia 17 de janeiro. Os profissionais selecionados têm até o dia 23 de janeiro para apresentar o restante da documentação necessária (que consta no edital) para a contratação. As atividades do Coro Jovem Sinfônico em 2012 se iniciam no dia 4 de fevereiro.
Etapas – cada profissional interessado em compor o Coro Jovem, passará por fases diferenciadas no processo de seleção. Abaixo, seguem as informações:
Monitor
1ª fase: Execução de uma peça solo de livre escolha (ária de ópera, ária de oratório ou canção erudita, em qualquer idioma) no registro vocal do candidato, com duração máxima de 3 minutos.
2ª fase: Leitura de um trecho de obra coral, à primeira vista, no registro vocal do proponente e simultaneamente tocar ao piano outra voz (determinada pela Banca Examinadora) de um fragmento coral dado pela banca examinadora; duração máxima de 3 minutos.
3ª fase: Leitura à primeira vista (solfejo rítmico e melódico) – duração máxima de 3 minutos.
4ª fase: Conduzir um ensaio, com um fragmento da obra Ah Dolente partita – C. Monteverdi – duração máxima de 10 minutos. (A partitura será disponibilizada)
Pianista
1ª fase: Execução de uma peça solo de livre escolha com duração máxima de 3 minutos.
2ª fase: Execução de trecho do primeiro movimento do Requiem op. 45 – J. Brahms. (A partitura será disponibilizada)
3ª fase: Leitura à primeira vista – duração máxima de 3 minutos.
Professor de teoria
1ª fase: Execução de uma peça solo de livre escolha, com duração máxima de 3 minutos. Para esta fase, a FCCR disponibilizará somente o Piano, caso o candidato precisar de outro instrumento, deverá trazê-lo.
2ª fase: Leitura à primeira vista (solfejo rítmico e melódico) – duração máxima de 3 minutos
3ª fase: Análise de uma partitura (trecho) escolhida pela banca examinadora – duração máxima de 3 minutos
4ª fase: Abordar e explanar sobre um assunto de livre escolha relacionado à pedagogia do ensino musical – duração máxima de 10 minutos.
Serviço: Secretaria Geral da Fundação Cultural Cassiano Ricardo – Av. Olivo Gomes, 100 – Santana – Parque da Cidade. Informações: (12) 3924-7356.
Assessoria de Comunicação
Fundação Cultural Cassiano Ricardo