O 6º Festival da Mantiqueira começa com um show de Toquinho em homenagem a Vinicius de Moraes, que em 2013 completaria 100 anos. O festival também é palco de homenagens ao centenário de outros dois escritores: Rubem Braga e Eugênia Sereno, nascida em São Bento do Sapucaí e ganhadora do prêmio literário Jabuti.
O festival será realizado de 14 a 16 de junho no distrito de São Francisco Xavier, em São José dos Campos, pelo Governo de São Paulo em parceria com a Prefeitura e Fundação Cultural Cassiano Ricardo. Toda a programação é gratuita. Neste ano o tema central é “Regiões da Literatura”. Num momento de conexão global, internacionalização e busca de linguagens universais, o curador do evento, Heitor Ferraz, propõe mesas e debates que tratam da influência do tempo e espaço na literatura brasileira.
Para dar conta deste panorama, foram organizadas cinco mesas, com prosadores, poetas e críticos literários. Os encontros serão mediados pelo escritor e tradutor Tiago Novaes, finalista do Prêmio São Paulo de Literatura em 2008.
A programação, disponível no site do festival, também reserva um bom espaço para artistas e escritores radicados em São José dos Campos. Moacyr Pinto da Silva, Rita Elisa Sêda, José Moraes Barbosa, Zenilda Lua e Paulo Barja são destaques na sala de palestras. Trinta e cinco autores foram selecionados pela Fundação Cultural para divulgar e vender livros no Espaço Cassiano Ricardo. Músicos da região vão se apresentar no coreto da Praça Cônego Antonio Manzi. O Festival da Mantiqueira terá tendas literária e infantil, sala de palestras e espaço de formação. O distrito de São Francisco Xavier fica a 59 quilômetros de São José dos Campos.