Espetáculo “Salamaleque” resgata a história dos imigrantes árabes no Brasil

[sinopse datas=”true” imprensa=”4″]

No dia 24, quinta, às 20h, o Sesc São José dos Campos recebe a peça de teatro “Salamaleque”, da Cia. Teatral Damasco.

Cozinhando pastas de grão de bico, água aromatizada e pão de zátar, a personagem Elizete, interpretada pela atriz Valéria Arbex, é uma neta de imigrantes árabes que recebe o público na cozinha da sua infância para narrar as histórias de seus avós e bisavós, durante o preparo de receitas.

Ao longo da obra, os espectadores são conduzidos por meio da memória da intérprete, com base em cartas trocadas entre imigrantes árabes na década de 1930.
O nome Salamaleque vem da expressão árabe “as-salaamu aleikum” cuja tradução significa “que a paz esteja contigo”, saudação verbal feita enquanto curva-se o tronco e toca-se a testa com a mão direita.

A montagem foi contemplada pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2012. Em 2014 representou o Brasil como espetáculo convidado na abertura do Festival International du Théâtre Universitaire de Tanger, em 2014. No mesmo ano, foi venceu a primeira edição do Prêmio Zé Renato de teatro.

Ao final do espetáculo haverá um bate-papo e as receitas produzidas na peça serão servidas ao público.

O espetáculo acontece no Espaço Corpo e Arte do Sesc. Os valores dos ingressos variam de R$5,00 a R$17,00. Recomendação etária 16 anos.

O Sesc São José dos Campos fica na Av. Adhemar de Barros, 999 – Jd. São Dimas. Mais informações pelo telefone 12.3904.2000 e pelo site sescsp.org.br/sjcampos.