Dona Lili Figureira é homenageada com sarau neste sábado

[sinopse datas=”true” imprensa=”4″]

 

A figureira Maria Benedita dos Santos, a Dona Lili, será homenageada com o sarau “Lili em Verso e Prosa” neste sábado (27), às 19h, na Casa de Cultura Chico Triste (Rua Milton Cruz s/nº, Vila Tesouro). A atividade é um presente à figureira, que está comemorando 96 anos de idade neste mês. A entrada é gratuita e aberta ao público.

 

A comemoração estará recheada de música e poesia. A Casa de Cultura Chico Triste será decorada com quadrinhas que Dona Lili recitou e guarda na memória. O mestre Zé da Viola tocará, junto dos violeiros aprendizes da casa de cultura, um repertório baseado nas músicas preferidas da mestre figureira.

 

Maria Benedita dos Santos está sendo homenageada com uma série de eventos neste mês de setembro na Casa de Cultura Chico Triste, em que já foi realizado um café na casa da figureira, entre outras atividades de fortalecimento da cultura popular.

 

A artesã taubateana nasceu em 20 de setembro de 1918 e faz figuras de barro desde os 6 anos de idade. Viveu entre Taubaté, Caçapava e mora desde 1950 em São José dos Campos.

 

Sua primeira exposição foi em 1987 na inauguração de um restaurante na cidade, conseguindo, depois disso, centenas convites para exposições, aulas, palestras, montagens de presépios e outras atividades.

 

Em janeiro deste ano, Dona Lili foi uma das 10 homenageadas do Prêmio Mestre Cultura Viva, da Fundação Cultura Cassiano Ricardo.