[sinopse datas=”true” imprensa=”4″]
São José dos Campos recebe neste mês mais uma iniciativa que valoriza as artes cênicas. A partir desta sexta-feira (8) até o próximo dia 29 ocorre a Temporada Popular de Teatro, realizada pelo Centro de Estudos Teatrais (CET), da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR). Os ingressos custarão R$ 20 e R$ 10 (meia entrada).
Serão apresentadas quatro peças teatrais no CET que fica na Avenida Olivo Gomes, 100, no Parque da Cidade, em Santana. De acordo com o coordenador do Centro de Estudos Teatrais, Wangy Alves, que também é curador do evento, a proposta é realizar temporadas temáticas.
“Os espetáculos têm o foco em Plínio Marcos e Zeno Wilde, dois autores malditos, que de certa forma se encontram na dramaturgia. Eles foram contemporâneos, morreram em tempos próximos e se encontram de fato no teatro, com linguagens que trabalham o universo maldito, o subterrâneo da sociedade”, explica Wangy.
A programação começa com a peça “Sabe Quem Dançou”, encenada pela Cia Trupe Independente, segue com as peças “Em Nome do Pai”, “Perdidas Numa Noite Suja” e Bicho de São Sererê, da Cia de Ofertantes, de Jacareí, e encerra com o espetáculo “Senhores do Tempo”, da Cia Teatral Idade da Alma.
A variedade de companhias segue a proposta de atrair novos coletivos de teatro da cidade, do Vale do Paraíba e de outras regiões do Estado de São Paulo.
A iniciativa tem o objetivo de estabelecer temporadas para as peças de teatro e contribuir para a formação de plateia, fomentando o espaço de circulação teatral e o valor do trabalho simbólico para o fazer teatral.
Programação – Temporada Popular de Teatro
Dia 15 de maio
Em Nome do Pai (14 anos)
21h
Cia de Ofertantes
Manu, Maneco e Gorda são três moradores de rua que veem sua vida transformada quando Manu encontra no lixo uma criança recém-nascida (Vitória). Os três tentam dar dignidade a vida deste bebê.
Dia 16 de maio
Perdidas numa Noite Suja (16 anos)
21h
Cia de Ofertantes
As atrizes Rosemara Santos e Patricia Lima interpretam duas mulheres do cais do Porto de Santos, que vivem de pequenos favores sexuais para se dar bem.
Dia 17 de maio
O Bicho de São Sereré (16 anos)
20h
Cia de Ofertantes
O bicho de São Sereré é a tragicomédia em busca do autoconhecimento. Frajola é um refém de suas próprias lembranças. Saltimbanco, sonha em ser ator. Sobrevive da venda de livros de sua autoria, nas ruas de São Sereré.
Os Senhores do Tempo
Dia 29 de maio – 21h
Dia 31 de maio – 20h
Cia Teatral Idade da Alma
Vários fragmentos de histórias da vida contados por meio de sons, movimentos, poesias e lembranças. A Cia. Idade da Alma propõe uma viagem no universo mágico da memória, com a atmosfera contagiante da vida em forma de dança, gestos e poesia.