A Orquestra Sinfônica de São José dos Campos (OSSJC) firmou parceria com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) e estará pelo segundo ano consecutivo no Festival Internacional de Inverno de Campos. No evento, considerado o maior e mais importante de música clássica da América Latina, a OSSJC vai atuar novamente como Orquestra Pedagógica Residente.
A OSSJC promoverá concertos didáticos para as escolas da região inscritas no Programa Descubra a Orquestra, um projeto da Fundação OSESP, que atualmente atende na Sala São Paulo mais de 100 mil crianças com o intuito de ampliar e fortalecer o desenvolvimento musical e cultural dos alunos e professores participantes. Os concertos didáticos serão realizados no Auditório Claudio Santoro nesta terça (25) e quarta-feira (26), com três apresentações, atendendo um público total de 3 mil beneficiários, que poderão prestigiar o conteúdo preparado pelo Regente e Diretor Artístico da OSSJC, Marcello Stasi.
No dia 20 de julho (sábado), às 12h, também haverá apresentação da OSSJC na Praça do Capivari. No repertório, a peça “O Compositor Morreu”, de Nathaniel Stookeye. A obra inédita no Brasil explora o clima de suspense policial em torno do mistério envolvendo a morte do compositor. Ao acompanhar a investigação do crime, o público tem oportunidade de conhecer, de forma lúdica, como uma orquestra é formada, seus instrumentos e timbres.
Para Ângela Tornelli, diretora da Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura (AJFAC), entidade gestora da OSSJC, a parceria com o Festival de Inverno é um orgulho para São José dos Campos, pois é o reconhecimento de um trabalho de muitos anos no desenvolvimento e profissionalização da orquestra. “Além do público do festival, esperamos que a população de São José acompanhe o concerto do Capivari”, afirmou Angela.