Auto do Piraquara conta o nascimento de Jesus do ponto de vista caipira

[sinopse datas=”true” imprensa=”4″]

O grupo de teatro do Projeto Piraquara vai estrear nesta quinta-feira (18), às 20h, no Centro da Juventude (Rua Aurora Pinto da Cunha 131, Jardim América), o “Auto do Piraquara”. A produção também será encenada nos dias 19 e 20, às 20h30, no Cine Santana. A entrada é gratuita.

O espetáculo com texto e direção de Carlos Rosa e direção musical de Eduardo Rennó é um auto de natal baseado nas tradições populares do Vale do Paraíba e de outras regiões brasileiras. Com músicas e danças, o espetáculo homenageia as Folias de Reis, o Presépio, o Pastoril e, também, todos os piraquaras que defenderam bandeira do grupo nesses 26 anos de existência.

“Auto do Piraquara” conta a história do nascimento do Menino Jesus do ponto de vista popular, em que os soldados de Herodes, encarregados de matar o Menino, se convertem diante da lapinha e passam a protegê-lo como os Palhaços da Folia. O espetáculo conta com música ao vivo, interpretada pelos próprios atores e projeções em vídeo que ajudam a ilustrar a história.

O grupo Piraquara foi criado em 1988 pela Comissão de Folclore da Fundação Cultural Cassiano Ricardo. Ele é um instrumento cujo objetivo é incentivar o interesse pela cultura popular brasileira.