Mais uma vez, a Orquestra Sinfônica de São José dos Campos (OSJC), da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), se apresenta na Capela do Sagrado Coração de Jesus – Parque Vicentina Aranha, no dia 26, às 19h30, com o concerto “Duelo de Mestres na Capela”.
A entrada é franca e não será necessária a retirada de ingressos antecipadamente.
No repertório, canções dos renomados compositores Antonio Vivaldi e Wolfgang Amadeus Mozart, que remetem a um duelo musical entre o Barroco e o Classicismo. Será uma noite musical que confronta as canções do compositor barroco italiano Vivaldi com as obras de música de câmara de Mozart, considerado o grande gênio do classicismo. (Confira abaixo o programa completo)
O concerto terá a participação especial dos solistas Anderson Menezes, Daniel de Freitas Herreras e Júlia Pedron Peres, que interpretarão canções de Mozart, e Matheus de Braga Castro, Antonio Gustavo Quintanilha, Daniela Paciello, Álvaro Peterlevitz, Heleodoro Jacinto de Morais Junior, Isaac Pedro de Santana, Flavio Meyer e Tatiana Batista de Mesquita, que apresentarão canções de Vivaldi.
Atualmente a OSJC está sob a regência do maestro Marcelo Stasi e a correalização das apresentações é da Associação Joseense de Fomento a Arte e a Cultura (AJFAC).
Programa
Vivaldi
Concerto em Dó maior, RV 556, “per la solennita di S Lorenzo”
I. Largo – Allegro molto
II. Largo e cantábile
III. Allegro
Solistas: Violinos – Matheus de Braga Castro e Antonio Gustavo Quintanilha / Violoncelo – Daniela Paciello
Mozart
Larghetto do Quinteto com Clarineta in A major, K. 581
Solista: Anderson Menezes
Vivaldi
Concerto em Sol menor, RV 576, “per Sua Altezza Reale di Sassonia”
I. (Allegro)
II. Larghetto
III. Allegro
Solistas: Violino – Álvaro Peterlevitz / Oboé – Heleodoro Jacinto de Morais Junior / Fagote – Isaac Pedro de Santana
Mozart
Andante do Quinteto com Trompa em Mi Bemol maior, K. 407
Solista: Daniel de Freitas Herreras
Mozart
Adagio e Rondo do Quarteto com Flauta em Ré maior, K. 285
Solista: Júlia Pedron Peres
Vivaldi
Concerto em Sol menor, RV 577, “per l’orchestra di Dresda”
I. Allegro
II. Largo non molto
III. Allegro
Solistas: Violino – Flavio Meyer / Oboé – Tatiana Batista de Mesquita
Antonio Vivaldi (Veneza, 1678 — Viena, 1741) – Compositor e músico italiano do estilo barroco tardio, tinha a alcunha de Il prete rosso (“o padre ruivo”) por ser um sacerdote de cabelos ruivos. Compôs 770 obras, entre as quais 477 concertos e 46 óperas. É conhecido popularmente como autor da série de concertos para violino e orquestra Le quattro stagioni (“As Quatro Estações”) que está entre as peças mais populares da música barroca.
Wolfgang Amadeus Mozart (Salzburgo, 1756 – Viena, 1791) – Compositor prolífico e influente do período clássico, Mozart mostrou uma habilidade musical prodigiosa desde sua infância. Já competente nos instrumentos de teclado e no violino, começou a compor aos cinco anos de idade, e passou a se apresentar para a realeza da Europa. Foi em Viena onde, ao longo de sua vida, conquistou fama e que nos últimos anos de sua vida, viram surgir algumas de suas sinfonias, concertos e óperas mais conhecidos, além de seu Requiem.
Serviço: Capela do Sagrado Coração de Jesus – Parque Vicentina Aranha – Rua Prudente Meirelles de Moraes, 302 – Vila Adyanna. Informações: (12) 3924-7319.
Assessoria de Comunicação
Fundação Cultural Cassiano Ricardo