Ainda tem vagas para o Projeto Guri na cidade

Seguem até o dia 27 de abril, as inscrições para 15 cursos de instrumentos musicais e canto coral do Projeto Guri, voltado para crianças e jovens com idades entre 6 e 18 anos. O projeto é realizado por meio de uma parceria entre a Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) e a Associação Amigos do Projeto Guri.

Os interessados em participar, devem entrar em contato com o Polo Regional do Projeto Guri pelo telefone (12) 3941-6129. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada, portanto, quanto antes telefonar, mais fácil garantir a sua vaga. Depois de reservar a vaga, o interessado deve comparecer ao local (na sede da FCCR), até 27 de abril, munido de RG (ou certidão de nascimento), RG do responsável, carteira de vacinação, comprovante de residencia e declaração escolar para efetuar a matricula.

Estão sendo disponíbilizadas 180 vagas para os cursos de violino, violoncelo, viola clássica, violão, contrabaixo acústico, percussão, canto coral infantil e infanto juvenil, iniciação musical, tecnologia musical, trompete, trombone, saxofone, piano, clarinete e flauta transversal.

O projeto: O Guri é um projeto do Governo do Estado de São Paulo, considerado uns dos maiores programas socioculturais do Brasil, que oferece, gratuitamente, cursos de iniciação e teoria musical, coral, instrumentos de cordas, madeiras, sopro e percussão, visando a inclusão sócio cultural de crianças e adolescentes, por meio do ensino musical.

Serviço: Polo Regional do Projeto Guri – Sede da FCCR – FUndação Cultural Cassiano Ricardo – Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade – Santana. Informações: (12) 3941-6129.

Assessoria de Comunicação
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Shows e Atrações terminam essa semana na cidade

O último fim de semana de abril será prolongado pelo feriado do Dia do Trabalhador na terça-feira (1º de maio). Para aqueles que não pretendem viajar, são várias as opções de lazer na cidade neste domingo (28). Os parques Vicentina Aranha e Santos Dumont serão palcos para atrações musicais e de espetáculo de mímica. Os eventos gratuitos são organizados pela Prefeitura de São José dos Campos e começam sempre às 10h. Os parques ficam na Rua Prudente Meireles de Moraes.

A garotada poderá curtir espetáculo “O mímico Andarilho”, da Companhia Milongas Sentimentais, no Parque Santos Dumont. A apresentação leva ao público a versão do palhaço popular. De acordo com o artista Carlos Javkin, o intuito é priorizar a linguagem teatral, a expressão corporal e a interação direta com o público.

Nascido em Buenos Aires, Carlos Javkin está no Brasil desde 1987 e se identificou com os mestres da cultura popular brasileira. Há 10 anos morando em São José, o artista afirma que é fundamental levar esse tipo de espetáculo às ruas, praças e parques da cidade, para que a criança tenha contado com essa experiência lúdica. “A família toda vai gostar”, garante.

O já conhecido do público, o cantor e compositor Tuia Lencione (vocal e violão) se apresentará no Vicentina Aranha, também às 10h. Com 15 anos de estrada, ele vem acompanhado pelo baixista da Banda Woltz, Fernando Bozo.

Tuia conta que fará uma apresentação com canções de seu DVD e de vários artistas que vão de Renato Teixeira, passando pelo Clube da Esquina e chegando aos Secos e Molhados dos anos 70. O show será mais intimista e Tuia espera que o público “aprecie o repertório escolhido.”

Abril de 2012

Parque Santos Dumont
Dia 29 – 10h – O Mímico Andarilho – Show de mímica

Parque Vicentina Aranha
Dia 29 – 10h – Tuia Lencione – Tuia ao vivo

Feriado

Já na terça feira (1º de maio) será realizada a 34ª Festa do Trabalhador no Parque Novo Horizonte, região leste. O palco montado na Rua dos Vidraceiros receberá várias apresentações de artistas regionais, durante todo o dia. Às 20h30 tem show com Paulo e Rafa e o mais esperado será o mega show da dupla sertaneja Gian e Giovani, às 22h.

Prefeitura Municipal

Fundação Cultural tem apresentação especial nesta Segunda

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) preparou uma apresentação especial do tradicional Clube do Choro Pixinguinha para esta segunda-feira (23), às 19h, no Espaço Mário Covas (Praça Afonso Pena, 29), no centro. Com entrada gratuita, sem a necessidade de retirar ingressos antecipadamente, o show é uma homenagem ao Dia Nacional do Choro.

Além de canções de Pixinguinha, que será homenageado também neste dia, o repertório terá composições de renomados artistas, como Ernesto Nazareth, Waldir Azevedo. Jacob do Bandolim, entre outros. A regência é do maestro José Antonio da Cunha.

O dia 23 de abril foi escolhido como o Dia Nacional do Choro por ser a data de nascimento de Pixinguinha. A lei que determinou essa homenagem é de setembro de 2000 e teve como base a iniciativa do bandolinista Hamilton de Holanda e os alunos da Escola de Choro Raphael Rabelo.

História

Alfredo da Rocha Vianna Filho, ou Pixinguinha, foi um dos músicos mais importantes da fase inicial da Música Popular Brasileira (MPB) e teve participação fundamental no choro como forma musical. Ele é considerado por alguns analistas como o “Bach” do choro pela perfeição de suas modulações e o virtuosismo de seu contraponto. Como é tido como o maior de todos os tempos, já que era capaz de improvisar durante horas seguidas em rodas de choro.

Clube

Criado em outubro de 1994, a partir do sonho de músicos amantes do choro e moradores de São José dos Campos, o Clube do Choro Pixinguinha possui mais de 300 membros. O grupo realiza atividades de caráter profissionalizante, educacional e informativo, por meio de cursos, oficinas, palestras, workshops, práticas de bandas e orquestras, reuniões com a comunidade, produção artística e shows.

Mais informações pelo telefone 3924-7319.

Prefeitura Municipal

Festa do Mineiro tem inicio este final de semana na cidade

Beto Guedes, Kleber Oliveira, Caio César e Diego, são algumas das muitas atrações que a 11ª edição da Festa do Mineiro reserva para o público da região, além de muita comida típica e artesanato. O evento, realizado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), tem início nesta sexta-feira (20) e segue até domingo (22) no Pavilhão Gaivotas, Parque da Cidade (Avenida Olivo Gomes, 100), em Santana, com entrada franca.

A tradicional abertura da porteira será na sexta-feira, às 19h, com a execução do Hino de Minas Gerais pela Banda Santana e o toque do berrante. Mais tarde o público poderá curtir um show de Kleber Oliveira, apresentador do programa Terra da Padroeira, da TV Aparecida, e banda.

Durante os três dias de festa, haverá feira de artesanato, barracas com comidas típicas, celebrações religiosas, espaço de convivência e muitos shows sertanejos. O encerramento da 11ª Festa do Mineiro será com o mineiríssimo cantor e compositor Beto Guedes, às 19h30.

Programação

Sexta-feira (20/04)
19h – Abertura da porteira, toque do berrante, Banda de Santana, Cortejo de bandeiras de São José dos Campos, São Paulo e Minas Gerais
19h30 – Retreta com a Banda de Santana
20h – Show com Kleber Oliveira

Dia do Mineiro
Sábado (21/04)
9h – Missa – Padre Carlos Alberto Conde (Paróquia de Sant’Ana)
10h – Moçambique da Vila Tesouro
11h – Banda Marcial Álvaro Gonçalves
16h – Participação especial da dupla Caio César e Diego
18h – Show com Pedro Henrique (cantor setrtanejo de São José dos Campos – premiado no programa Raul Gil)
20h – Orquestra Piraquara de Viola Caipira

Domingo (22/04)
10h – Banda da Polícia Militar
11h – Banda Novo Campo
14h – Shows com Tinoco (da dupla Tonico e Tinoco), Neto e Davi, Benê Brito, e Márcio e Marcelo – apresentação de Marcos Vaccari
19h30 – Show com Beto Guedes

Mais informações pelo telefone 3924-7348.

Prefeitura Municipal

FCCR tem semana teatral em São José dos Campos

A Cia. dos Homens de Palha de Circo e Teatro iniciou nesta terça-feira (17) uma série de apresentações em São José dos Campos. Depois de passar pelo Espaço Cultural Rancho do Tropeiro Ernesto Villela, no distrito de Eugênio de Melo, o grupo leva o espetáculo “Sonho de Palhaço – Carambas e Carambolas” para o Espaço Cultural Tim Lopes (Avenida Ouro Fino, 2520), no Bosque dos Eucaliptos, nesta quinta-feira (19), às 14h e às 16h.

O espetáculo, uma comédia clown, lançado no famoso Festival de Teatro de Curitiba, é voltado para todos os públicos e idades, tem classificação livre e entrada franca, sem a necessidade de retirada de ingressos. A Cia. fará apresentações também no próximo dia 29 e em 6 de maio, às 15h, no Parque da Cidade (Avenida Olivo Gomes, 100), em Santana.

“Sonho de Palhaço – Carambas e Carambolas” é uma mistura de teatro, circo, poesia e Rock n’ Roll e apresenta dois palhaços faxineiros, que para evitar que o circo seja fechado, decidem lutar com todas as forças, mas acabam entrando em várias enrascadas e situações engraçadas.

Além das apresentações teatrais, a Cia. de Teatro realiza no dia 28, às 17h, no Espaço Mário Covas (Antiga Câmara Municipal – Praça Afonso Pena, 29), no centro, a palestra “Circo Teatro Brasileiro – De Procópio a Tililingo”, uma retrospectiva da história do circo nacional, suas referências e influências no teatro. A entrada também é gratuita.

Mais informações pelo telefone 3924-7317

Prefeitura Municipal

Espetáculo Infantil A Dama e o Vagabundo


Release:

A Dama e o Vagabundo

A história de uma cachorrinha com pedigree e de classe chamada Lili (Lady) e seus amigos Joca e Caco. Enquanto isso, Vagabundo é um cachorro de rua, sem raça que conta com a sua astúcia e os seus amigos para sobreviver.

A Lili se sente abandonada pelos donos quando eles têm um bebê, e acaba se envolvendo com Vagabundo. Os dois terão que lidar com uma injusta tia que chega na casa e acaba com o sossego da Cachorrinha. Quando a Tia Gioconda vai levá-la para colocar uma focinheira a cachorrinha foge e se perde na cidade e vai depender do Vagabundo para ajudá-la a voltar para os seus donos humanos.

Ficha Tecnica

  • Adaptação: Maria Fernanda Gurgel
  • Direção: Tiago Pessoa
  • Elenco: Alexandra Paixão, Delidia Duarte, Felipe Ludovico, Higor Fernandes, Laís Lenci, Marcela Arribet, Marcio Diniz, Mariana Merenda, Ruy Brissac.
  • Cenário e Adereços: Tony Filho
  • Figurinos: Tony Filho
  • Assessoria de Imprensa: Marcelo Cabral
  • Coreografias: Laís Lenci E Ruy Brissac
  • Duração: 50 minutos.
  • Classificação etária: Livre
  • Produção: Pessoa Produções

Data:

21,22,28 e 29
Sábado e Domingo: 16:00 hs

Valor:
Plateia e Mezzanino:

R$ 30,00 inteira
R$ 15,00 meia

Teatro Colinas

Espetáculo O Libertino na cidade

 

Ministério da Cultura e MAN

Apresentam
Cassio Scapin, Luciana Carnieli, Luiza Lemmertz, Erica Montanheiro,Tânia Casttello e Daniel Warren de Eric- Emmanuel Schmitt
Adaptação e Direção de Jô Soares

Dirigido por Jô Soares, Cassio Scapin é O Libertino, de Eric- Emmanuel Schmitt, um dos maiores nomes da dramaturgia contemporânea, que se inspirou no filósofo francês Diderot (1713 – 1784) para compor essa comédia que oferece, de maneira não acadêmica, divertida e envolvente introdução

A adaptação de Jô Soares mantém os diálogos elaborados com as mesmas ação e fluidez presentes na obra, apresentando questões relevantes como: conduta moral, ética, sexo, amor, relações de poder. O texto nos permite divagar divertidamente por essas questões. “Assim que li O Libertino, fui logo atraído pela riqueza dos personagens e pela inteligência e humor do texto”, diz Jô Soares.

Essa comédia preenche uma lacuna onde humor e informação, diversão e cultura
se encontram em uma obra que não se destina ao simples entretenimento. Retoma uma das funções da comédia, que é fazer pensar e discutir a condição do homem frente às questões morais e éticas da sociedade onde se encontra inserido!

Em O Libertino, Denis Diderot, um dos ícones do pensamento na França do século XVIII, se retira para descanso num castelo na área rural de Paris, onde de urgência é solicitado para que escreva o verbete: Moral, para “A Enciclopédia”, obra que já vem se dedicando há muito tempo. Além da divertida manipulação de conceitos e ideias, na peça vê-se outra característica importante da personalidade do filósofo: sua atração pelas mulheres.

Segundo Eric-Emmanuel Schmitt, O Libertino é a mais alegre de suas peças. “Um texto escrito numa primavera para celebrar a primavera”. Seu personagem principal, o filósofo Denis Diderot, que viveu de 1713 a 1784, é considerado, junto com Voltaire, um dos intelectuais precursores da Revolução Francesa. Muitos o julgam pioneiro da filosofia anarquista, devido ao seu pensamento de desprezo sobre a nobreza e o clero.

Cassio Scapin resolveu produzir O Libertino assim que assistiu uma leitura dramática no ano de 2008 em Paris. “Assim que me deparei com o texto, fiquei fascinado com a inteligência e o humor ali presentes e percebi que seria um personagem ótimo para um ator na minha idade, e um assunto interessante de discutir, além de uma excelente comédia que  alia inteligência, informação e  elegância”, conclui o ator.
“O Libertino seduz corações e mentes com o poder da palavra” – Folha de São Paulo

“A direção de Jô Soares é discreta e busca valorizar o suculento faseado de Schimitt, para isso conta com o talento e a presença ao mesmo tempo histriônica e virtuosa de Cassio Scapin no papel de Diderot” – Folha de São Paulo

“Nos Limites da Moral – Afiado no histrionismo, Cassio Scapin interpreta o pensador – a vontade no timing cômico. O elenco demonstra unidade , mas a surpresa fica por conta de Erica Montanheiro, que junto de Scapin leva a diversão do discurso para a prática garantindo a satisfação do espectador!” – Veja São Paulo

“O Libertino nos leva não só a criticar nossos costumes, mas a examinar os frágeis fundamentos de nossas normas morais. O Libertino nos faz rir e pensar.”
Contardo Calligaris – Folha de São Paulo

Ficha Técnica:

Autor – Eric Emmanuel Schmitt
Tradução – Aline Meyer
Adaptação e direção geral – Jô Soares
Elenco: Cassio Scapin, Luciana Carnieli, Luiza Lemmertz, Tânia Casttello, Erica Montanheiro e Daniel Warren
Iluminação – Maneco Quinderé
Figurinos – Fabio Namatame
Cenários – Chris Aizner
Música Original : Eduardo Queiroz
Direção de Produção – Fernanda Signorini
Fotos: Jairo Goldflus
Programação Visual: Denise Bacelar
Realização Cassio Scapin e Fernanda Signorini

Projeto realizado com Apoio do Governo de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura – Programa de Ação Cultural de 2011
Data:

27, 28 e 29
Sexta-feira e sábado: 21:00 hs
Domingo:19:00 hs

Valor:
Plateia e Mezzanino: R$ 60,00 inteira
R$ 30,00 meia

Ingressos antecipados: 50,00 a inteira
25,00 a meia

Teatro Colinas

Domingo tem atrações na cidade para a população

O Parque Santos Dumont (Rua Prudente Meireles de Moraes) recebe neste domingo (15), às 10h, a peça infantil “Lourdes e Mércia – As estrelas do oriente”, com o grupo de teatro joseense Caixa de Histórias. A entrada é gratuita. O espetáculo faz parte do programa Shows nos Parques.

O grupo é formado pelas atrizes Glacê Carvalho (Mércia) e Karina Muller (Lourdes) que, na peça teatral, enfocam a importância das profissões e o dilema da garotada quando o assunto é a escolha da carreira profissional. “O tema é apresentado com muito colorido e de forma engraçada. Acho que as crianças vão gostar”, afirma Glacê.

No Parque Vicentina Aranha, a promessa é de muita MPB com Robison Meirelles e o cantor convidado Marcelo Serrano. Segundo Meirelles, o público terá a oportunidade de ouvir Djavan, João Bosco, Tom Jobim, Tim Maia, entre outros grandes artistas brasileiros. O show também começa às 10h e a entrada livre

Os eventos, que integram o programa Show nos Parques, ocorrem sempre aos domingos, numa parceria entre a Prefeitura de São José dos Campos e os Parques Vicentina Aranha e Santos Dumont.

Atrações do mês de abril

Parque Santos Dumont

Dia 15 – 10h – Lourdes e Mércia “As estrelas do Oriente” – Cia Caixa de Histórias

Dia 22 – 10h – Com Graça – Show com palhaços

Dia 29 – 10h – O Mímico Andarilho – Show de mímica

Parque Vicentina Aranha

Dia 15 – 10h – Robison Meirelles e convidados – MPB

Dia 22 – 10h – Areia Movediça – MPB e Jazz

Dia 29 – 10h – Tuia Lencione – Tuia ao vivo

Prefeitura Municipal

Incrições para Culinária e Artesanato no Revelando SP

Até o dia 30 de abril, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) recebe inscrições dos interessados em participar com produtos de artesanato e culinária tradicional, na 11ª edição do Revelando São Paulo – Vale do Paraíba, bem como o cadastramento de animais que se apresentarão durante o evento, que acontece de 7 a 15 de julho em São José dos Campos, no Parque da Cidade.

Para se inscrever, os artesãos não precisam ter vínculo com a Casa do Artesão, Casas de Cultura ou órgãos oficiais, mas só serão aceitas inscrições que apresentem peças características e tradicionais ao município. Obras criadas a partir de oficinas, cursos, entre outras, não serão consideradas para participar do Revelando São Paulo.

Já os culinaristas e cozinheiros interessados em comercializar quitutes da culinária, podem apresentar especialidades e iguarias tradicionais da cozinha paulista que representem a região (caipira, tropeira,  ciçara, piraquara, entre outras).

As inscrições devem ser realizadas na sede da FCCR, de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30. Os interessados devem retirar a ficha de inscrição na Secretaria Geral e anexar uma foto do produto a ser exposto.

O Revelando São Paulo Vale do Paraíba, maior festival da cultura popular, é promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio do  Abaçai Cultura e Arte,  em parceria com a Prefeitura de São José dos Campos e Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR).

Cadastro de Animais – Para a autorização da entrada de animais no evento, os proprietários devem apresentar os atestados sanitários e os documentos fiscais de trânsito, como o Atestado Negativo de Anemia Infecciosa Equina (AIE), Guia de Trânsito Animal (GTA) e vacinação de bovinos para febre aftosa. Animais que não estiverem inscritos não serão admitidos no parque, além disso, é necessário avisar com antecedência de 24 h o horário de chegada dos animais.

Serviço: Secretaria Geral da FCCR – Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade, Santana. Informações: (12) 3924-7315.

Assessoria de Comunicação
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Espetáculo Filha, Mãe, Avó e Puta

Release:

Da aristocracia à prostituição e da prostituição à liderança política mundialmente reconhecida. Assim pode ser definida a trajetória de Gabriela Leite em “Filha, Mãe, Avó e Puta – Uma entrevista”. A obra homônima, publicada em 2009, agora chega aos palcos, encenada por Alexia Dechamps e Louri Santos, sob a direção de Guilherme Leme.
Filha de um aristocrata e de uma dona de casa, a paulistana Gabriela Leite estudou nos melhores colégios e foi leitora assídua de grandes escritores, como Machado de Assis e Gilberto Freyre. Durante a ditadura militar, foi aprovada em segundo lugar para a USP, onde passou pelos cursos de Filosofia e Sociologia.

Ainda frequentou os barzinhos da Praça Roosevelt, conheceu Plínio Marcos e cantou nas rodas de Chico Buarque. Mas uma gravidez acidental deu início às mudanças em sua vida. Punida pela mãe, que a proibia do contato com a boêmia, Gabriela decidiu sair de casa e viver à sua maneira. Assim, cansada também da desinteressada rotina de secretária e ansiosa para experimentar sua liberdade sexual, aos 22 anos, ela abandonou o emprego e, corajosamente, foi trabalhar nos prédios do Boca do Lixo, baixo meretrício de São Paulo.

Tempos depois, Gabriela Leite mudou-se para o Rio de Janeiro, onde passou a viver, como prostituta, na Vila Mimosa. Ainda que condenada pela sociedade e também por sua família, ela não se intimidou diante dos preconceitos e passou a defender com a garra necessária sua categoria. Indignada com os maus tratos sofridos silenciosamente pelas prostitutas, começou a articular com suas colegas um movimento pela regulamentação da profissão e pela inclusão social delas.  Com uma brilhante atuação na condução de seus objetivos, Gabriela Leite ganhou respeito e fama no Brasil e no mundo e acabou fundando a primeira Associação Brasileira de Prostitutas, a ONG Davida e a irreverente grife Daspu.

Mesmo após enfrentar tantas barreiras ao longo da vida, como a necessidade de deixar de lado as filhas para seguir com seus sonhos, Gabriela Leite não se sente vítima das próprias escolhas. Hoje, é uma avó dedicada e uma das maiores lideranças mundiais ativas em campanhas de combate a Aids e direitos humanos das prostitutas.
Assinada por Márcia Zanelatto, “Filha, Mãe, Avó e Puta – Uma entrevista”. mostra, de forma séria e, ao mesmo tempo, bem humorada, essa trajetória cheia de surpresas e emoções de uma mulher que sente orgulho em dizer que é prostituta.

Ficha Técnica:
Direção – Guilherme Leme
Co direção – Susana Garcia
Adaptação- Marcia Zanelatto
Elenco – Alexia Dechamps e Louri Santos
Iluminação – Tomás Ribas
Cenografia e trilha sonora- Guilherme Leme
Figurino – Ana Roque
Design Gráfico – Roberta de Freitas
Preparação vocal – Jaqueline Priston
Visagismo – Leopoldo Pacheco
Fotografia – André Gardenberg e Roberta de Freitas
Assistentes de direção  – Larissa Bracher, Felipe Lima e Cecília Dassi
Assistente de cenografia – Larissa Bracher
Assistente de figurino – Beatriz Moysés
Assistentes de preparação vocal – Tatiana Medeiros e Ana Carolina Cravo
Cenotécnico – André Salles
Cenotécnico assistente – Ney Silveira
Equipe cenotécnica – Silvio Salles, Rafa, Ronald e Beto Serralheiro.
Contra-regra e camareiro – Jan Serra
Assistente de iluminação e  Operador de Luz – Sandro Lima
Operador de vídeo- Willi
Produção Executiva – Carol Marques
Assistente de Produção – Alessandra Dimitriou
Assessoria de imprensa – Natasha Stein
Coordenação Geral – Montenegro e Raman
Classificação etária: 14 anos

Data:

20, 21 E 22
Sexta-feira e sábado: 21:00 hs
Domingo:19:00 hs

Valor:
Plateia e Mezzanino:

R$ 50,00 inteira
R$ 25,00 meia

Teatro Colinas