Hoje tem apresentação do Quarteto de Cordas

Difundir a música clássica para todos os cantos da cidade. É com este objetivo que o Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica de São José dos Campos faz uma apresentação nesta quarta-feira (27), a partir das 19h30, no auditório B do prédio de eletrônica e computação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA – Praça Marechal Eduardo Gomes, 50), Vila das Acácias. A entrada é gratuita.

Haverá vagas de estacionamento no local e o auditório comporta duzentas pessoas. O público terá a oportunidade de ouvir músicas de três compositores que se destacaram escrevendo para este tipo de formação (quarteto de cordas), que inclui dois violinos, uma viola e um violoncelo. No repertório, estão as obras: Quarteto op 76 nº5, de Haydn; Divertimento nº 2 in Eb Maior KV 137, de Mozart, e Quarteto op 12 nº1, de Mendelssohn

De acordo com o violinista Matheus Braga, a recepção do público aos concertos do grupo vem estimulando a busca pela perfeição e a dedicação intensa de todos os integrantes. “Temos um prazer enorme em difundir a cultura e levar diversão para o público. Não existe pagamento maior que os aplausos: é emocionante”, afirmou o músico.

Grupo – O Quarteto de Cordas é composto pelos músicos Bruno Almeida (viola), Gustavo Lessa (violoncelo), Isaías Lopes (violino) e Matheus Braga (violino), integrantes do Projeto Orquestra Sinfônica de São José dos Campos.

O projeto é viabilizado pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, tendo a AJFAC (Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura) como entidade executora. A direção artística é do maestro Marcello Stasi.

Mais informações pelo telefone 3911-7090.

Prefeitura Municipal de São José

Publicado em: 27/02/2013

Fundação da orientação a artistas da cultura na cidade

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) realiza nesta terça-feira (26), às 19h, o quinto encontro da série “Diálogos Culturais”. Na reunião, profissionais do Ministério da Cultura estarão em São José dos Campos para apresentar orientações sobre como elaborar projetos e buscar financiamento junto ao Governo Federal. O encontro será no auditório do Espaço Cultural Mário Covas (Praça Afonso Pena).

Um dos principais enfoques desse encontro será os editais para produtores negros. Criado no ano passado, no Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, o objetivo desses editais é formar novos escritores, elevar o número de pesquisadores e de publicações de autores negros, além de incentivar pontos de leitura de cultura negra em todo o país.

Esses editais também têm a missão de premiar curtas-metragens dirigidos e/ou produzidos por jovens negros; investir em criação, produção para que os negros ocupem palcos, teatros, escolas e galerias de arte brasileiras.

“Diálogos Culturais” é uma série de reuniões promovida pela Fundação Cultural com representantes dos diversos segmentos culturais de São José dos Campos. O objetivo é saber dos artistas quais são as prioridades em cada área para montar um planejamento estratégico de gestão cultural no município. As reuniões seguem até o dia 4 de março. Nesta segunda-feira (25), às 19h, o encontro será com os músicos no auditório da FCCR (Avenida Olivo Gomes, 100), em Santana.

Confira as datas e locais dos próximos encontros:

  • 25/02 – às 19h
    Músicos
    Auditório da Fundação Cultural (Avenida Olivo Gomes, 100 – Santana)
  • 26/02 – às 19h
  • Artistas de diversos segmentos – Informações sobre editais com profissionais do Ministério da Cultura e da Funarte (produtores negros)
    Auditório – Espaço Cultural Mário Covas (Praça. Afonso Pena)
  • 27/02 – às 19h
    Artistas de audiovisual (cinema, fotografia e vídeo)
    Auditório da Fundação Cultural (Avenida Olivo Gomes, 100 – Santana)
  • 28/02 – às 19h
    Pessoas ligadas à arquitetura e ao patrimônio cultural
    Auditório da Fundação Cultural (Avenida Olivo Gomes, 100 – Santana)
  • 01/03 – às 19h
    Artistas ligados à literatura
    Auditório da Fundação Cultural (Avenida Olivo Gomes, 100 – Santana)
  • 04/03 – às 19h
    Artistas de cultura popular
    Auditório da Fundação Cultural (Avenida Olivo Gomes, 100 – Santana)

Prefeitura Municipal de São José

Publicado em: 26/02/2013

Quinteto de Sopros se apresentará no Domingo

A Sala de Cordas do Parque Vicentina Aranha será palco para uma apresentação inédita e gratuita neste domingo (24), a partir das 11h. O Quinteto de Sopros faz um espetáculo voltado para o público infantil, que terá no repertório canções já conhecidas pelas crianças, como as músicas dos filmes Os Incríveis e Os Simpsons.

O clarinetista do grupo, Eduardo Freitas, disse que os filmes foram a inspiração para que o repertório fosse elaborado. “Vamos tocar músicas que todos conhecem, mas de um jeito diferente”, afirmou.

O Quinteto de Sopros é formado pelos músicos Júlia Pedro Peres (flauta), Tatiana Batista de Mesquita (oboé), Eduardo Freitas (clarinete), Ricardo Aurélio (fagote) e Evandro Neves (trompa).

Programa

  • Abertura Guilherme Tell (Rossini G.)
  • Harry Potter e a Pedra Filosofal (Willians J.)
  • Os Íncríveis (Giachinno M.)
  • Os Simpsons (Elfmann D.)
  • Super Mário Bros (Kondo K.)

A Orquestra Sinfônica de São José dos Campos é mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), tendo a Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura (AJFAC) como entidade executora.  O Parque Vicentina Aranha fica na Rua Engenheiro Prudente Meireles de Moraes, 302, na Vila Adyana.

Mais informações pelo telefone 3911-7090.

Prefeitura Municipal de São José

Publicado em: 22/02/2013

Fundação Cultural leva cinema para toda a cidade

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) de São José dos Campos inicia as atividades do projeto “Cinema Móvel” de 2013 nesta quarta-feira (20), às 19h. A primeira exibição do ano será na Praça Benedita Alvarenga, conhecida como Praça do Half, no bairro Dom Pedro I. Serão exibidos dois curtas-metragens sobre a improvisação do rap e outros dois, cujos títulos são surpresa para o público.

Após os filmes, haverá apresentações de rap, já conhecidas no bairro como a “Batalha do Half”. Dessa vez, elas serão transmitidas ao vivo na tela de cinema.  A Batalha do Half é uma iniciativa independente de jovens da Região Sul de São José dos Campos ligados à cultura hip hop. Toda quarta-feira à noite, eles se reúnem nessa praça e fazem desafios musicais conhecidos como batalha de Rap. Quem improvisa melhor ganha prêmios e fama entre eles.

O Cinema Móvel é uma parceria entre a Fundação Cultural Cassiano Ricardo e o Instituto Magneto Cultural. Uma perua equipada com telão, projetor, caixas de som, cadeiras e outros objetos necessários a uma projeção, leva a magia do cinema para praças e outros locais abertos em São José dos Campos.

A idéia é apresentar novos horizontes ao público, proporcionados pela arte do cinema, revelando novas possibilidades de olhar para o mundo, por meio dos filmes que circulam junto com o projeto. A escolha dos filmes varia de acordo com cada público.

Uma outra exibição está programada para sexta-feira (22), às 19h, na Praça Floripes B. Martins, conhecida como Praça do Rugby, no Jardim Esplanada 2. A exibição é uma parceria com o coletivo Open Air, formado por um grupo de pessoas apaixonadas por cinema e arte. Nesse dia será exibido o filme “Quem se importa”, da diretora Mara Mourão, que autorizou a exibição pública de seu documentário para esta parceria.

Confira a programação do “Cinema Móvel” até o início de março

Fevereiro

  • Quarta-feira (20) – às 19h
    Bairro Dom Pedro I – Praça Benedita Alvarenga (Praça do Half)
    Parceria com o coletivo Batalha do Half
    Se chover, os filmes serão exibidos no Espaço Cultural Flávio Carneiro
  • Sexta-feira (22) – às 19h
    Jardim Esplanada II – Praça Floripes B Martins (Praça do Rugby)
    Parceria com o coletivo OPEN AIR São José dos Campos
    Se chover, o evento será transferido para 1º de março
  • Terça-feira (26) – às 19h
    Jardim Paulista – Praça Francisco Escobar
    Se chover, o evento será transferido para 28/2
  • Quarta-feira (27) – às 19h
    Novo Horizonte – Praça 1 de Maio
    Se chover, o evento será transferido para 6/3

Março

  • Sábado (2) – às 19h
    São Francisco Xavier – Praça Cônego Manzi, s/nº – Centro
    Parceria Espaço Cultural Julio Neme – / Biblioteca Solidária
    Se chover, o evento será transferido para o dia 3/3

    Prefeitura Municipal de São José
    Publicado em: 19/02/2013

Fundação Cultural promove encontro de artistas na cidade

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) inicia nesta quinta-feira (14), às 19h, um encontro com artistas de teatro do município no auditório da Fundação (Avenida Olívio Gomes, 100), em Santana. Chamada de “Diálogos Culturais”, essa é a primeira de 12 reuniões que serão feitas com representantes dos diversos segmentos culturais de São José dos Campos para saber dos artistas quais são as prioridades em cada área para montar um planejamento estratégico de gestão cultural no município.

Os encontros também têm o objetivo de aproximar a direção da Fundação Cultural desses segmentos e ainda decidir com os artistas as políticas culturais de São José dos Campos.  Profissionais do Ministério da Cultura e da Fundação Nacional de Artes (Funarte) se encontram com artistas de diversos segmentos no próximo dia 26 para fornecer informações sobre como elaborar editais para buscar verbas públicas, principalmente os voltados para difusão da cultura negra.

Essas reuniões serão realizadas até 4 de março. Confira as datas e locais dos encontros:

  • 14/02 – às 19h
    Artistas de teatro
    Auditório da Fundação Cultural (Avenida Olivo Gomes, 100 – Santana)
  • 18/02 – às 18h
    Artistas em geral (políticas públicas para cultura)
    Auditório – Espaço Cultural Mário Covas (Pça. Afonso Pena)
  • 20/02 – às 19h
    Artistas de dança
    Auditório da Fundação Cultural (Avenida Olivio Gomes, 100 – Santana)
  • 22/02 – às 19h
    Pessoas ligadas às artes visuais (desenhistas, artistas plásticos, escultores, etc.)
    Auditório da Fundação Cultural (Avenida Olivo Gomes, 100 – Santana)
  • 25/02 – às 19h
    Músicos
    Auditório da Fundação Cultural (Avenida Olivo Gomes, 100 – Santana)
  • 26/02 – às 19h
    Artistas de diversos segmentos – Informações sobre editais com profissionais do Ministério da Cultura e da Funart (produtores negros)
    Auditório – Espaço Cultural Mário Covas (Praça. Afonso Pena)
  • 27/02 – às 19h
    Artistas de audiovisual (cinema, fotografia e vídeo)
    Auditório da Fundação Cultural (Avenida Olivo Gomes, 100 – Santana)
  • 28/02 – às 19h
    Pessoas ligadas à arquitetura e ao patrimônio histórico
    Auditório da Fundação Cultural (Avenida Olivo Gomes, 100 – Santana)
  • 01/03 – às 19h
    Artistas ligados à literatura
    Auditório da Fundação Cultural (Avenida Olivo Gomes, 100 – Santana)
  • 04/03 – às 19h
    Artistas de cultura popular
    Auditório da Fundação Cultural (Avenida Olivo Gomes, 100 – Santana)

Prefeitura Municipal de São José

Publicado em: 15/02/2013

Espetáculo Mulheres Solteiras Procuram

Sucesso de público e crítica há quase três anos, a peça MULHERES SOLTEIRAS PROCURAM, teve lotação esgotada em diversas turnês pelo Brasil, em duas temporadas em São Paulo e Rio de Janeiro e já virou livro!

Escrito, dirigido e encenado pela premiada Pitty Webo, o espetáculo “Mulheres Solteiras Procuram” traz para o palco o cotidiano engraçadíssimo de mulheres solteiras que se metem em situações hilárias que parecem ter saído da vida real: Quem deve pagar a conta no primeiro encontro? Por que os homens não querem mais compromisso? É possível ficar amiga do ex namorado? E quando você descobre que ele é casado? Ou gay?
Datas
15, 16, 17, 22, 23 e 24 de Fevereiro

Horários
Sexta-feira e Sábado: 21h
Domingo: 19h

Valores
R$ 60,00

Espetáculo Chapeuzinho Vermelho na cidade

Através da adaptação da clássica história de Charles Perrault, tentaremos fazer com que haja um retorno ao universo específico da infância, aproximando a platéia ao lúdico. A roupagem atual do texto tem como objetivo a identificação da platéia com os personagens e não distorcer as estruturas clássicas contidas neles.

Além da história sobre a Chapeuzinho Vermelho, passada de geração em geração, são abordados, temas didáticos e educativos como: a importância de freqüentar a escola, de se alimentar bem, de ler jornais, de seguir o conselho de seus pais e de saber o valor de perdoar o próximo. Os sentimentos presentes no texto refletem conflitos que abrangem crianças de todas as idades, como o medo e sua superação, o certo e o errado e é claro, o bem e o mal.
Datas
16, 17, 23 e 24 de fevereiro

Horário
Sábado e Domingo: 16:00h

Valores
R$40,00

Bloco de carnaval arrasta multidão na cidade

Joaquim Barbosa colocou políticos atrás das grades, Dilma Rousseff distribuiu dinheiro e Carlinhos Almeida virou nome de um sapo de pelúcia. Essas foram algumas das ‘alegorias’ dos blocos políticos que desfilaram na manhã de ontem pelo centro de São José dos Campos.

Arrastando cerca de 500 pessoas pelas ruas entre as praças Afonso Pena, João Mendes (do Sapo) e Padre João (Matriz), os grupos ‘Acorda Peão’ e ‘Engole Sapo’ ironizaram a política municipal e nacional. Os destaques foram a crise do emprego na General Motors, o escândalo do mensalão e o aumento da tarifa de ônibus em São José que vai de R$ 2,80 a R$ 3,30 amanhã. O ministro e presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, foi homenageado por ambos os blocos, que têm correntes políticas divergentes.

Implacável no julgamento do mensalão, Barbosa virou o tema do 24° desfile do tradicional bloco ‘Engole Sapo’, ligado a militantes do PSDB. Uma caricatura do ministro tocando pandeiro estampou o estandarte, as camisetas e abadás do grupo, que levou cerca de 200 pessoas às ruas e elegeu o aumento da tarifa como o “sapo do ano”.

“Vamos levar alegria às ruas da cidade tocando marchinhas”, disse o jornalista Luiz Paulo Costa, fundador do bloco, que veio acompanhado por músicos da Banda de Santana. A assistente social Antonia Santos, 49 anos, batizou de “Carlinhos Almeida” o sapinho de pelúcia que trouxe para o desfile. “É por causa do aumento da passagem. Esse é o sapo do ano”, explicou.

Com quatro carros alegóricos, muito humor e samba no pé, foliões do Sindicato dos Metalúrgicos de São José, ligado ao PSTU, fizeram o 15° desfile do bloco ‘Acorda Peão’. Em rimas, o samba-enredo misturou a presidente Dilma Rousseff (PT) com a crise na GM, o mensalão e o aumento da passagem de ônibus.

A jornalista Shirley Rodrigues, assessora do sindicato, veio fantasiada de Dilma no primeiro carro do bloco, que ainda teve alegorias sobre a ameaça de demissão na GM e um desenho do Paço Municipal, o “ex-ninho tucano”. No último carro, o aposentado José Sebastião Simão, 68 anos, encarnou o ministro Joaquim Barbosa e “prendeu” José Dirceu, José Genoino e Marcos Valério, condenados no mensalão. “É um orgulho representar Barbosa, que é mineiro como eu”, disse Simão. Nos desfiles, atraíram risos as fantasias de He-Man, punk, Mazzaropi, cigano e da morte.

O Vale

Publicado em: 11/02/2013

Cidade tem programação especial de Carnaval

Cerca de 6 mil pessoas participaram dos eventos de Carnaval preparados pela Prefeitura de São José dos Campos nesse sábado (9). Foram 17 atividades.  Duas mil e quinhentas pessoas aproveitaram o show carnavalesco na Avenida Ambósio Molina, no distrito de Eugênio de Melo, e quase mil pessoas se aglomeraram na praça Cônego Antônio Manzi, no distrito de São Francisco Xavier, para ouvir marchinhas e sambas.

A Prefeitura de São José dos Campos realiza este ano o Carnaval no Bairro, com 78 atividades programadas para os munícipes até terça-feira (12). A festa é voltada para a família e abrange todas as faixas etárias e regiões do município.

Neste domingo (10), 16 atividades ocorrem: pela manhã, um dos coretos do Parque Vicentina Aranha virou palco para música de vários estilos, principalmente jazz, MPB e chorinho.  Muita gente parou após a caminhada para aproveitar o show.

Os mesmos ritmos foram tocados na Praça Ulysses Guimarães, no Jardim Aquarius. Enquanto os pais aproveitavam a apresentação, as crianças brincavam em atividades promovidas pela Secretaria Municipal de Esportes.

Durante a tarde de domingo foram realizadas quatro apresentações de Escolas de Samba e sete matinês. O prefeito acompanhou a festa junto com o vice-prefeito e o secretário de Transportes no Espaço Cultural Rancho do Tropeiro, em Eugênio de Melo, e na Sociedade Amigos de Bairro do Jardim Motorama (SAMA). O prefeito brincou jogando confetes com as crianças e cumprimentou quem se divertia.

Mais de 200 pessoas pularam o carnaval no Jardim Motorama. A tecnóloga Daniele Sales, moradora do Santa Inês, se vestiu de pirata e fantasiou os filhos Gabriel, de Fred, e a filha Ágata, de Pedrita.  “Fiquei sabendo da programação na internet. É muito bom para alegrar o feriado das crianças”, disse Daniele. Além das músicas, Gabriel estava ansioso para uma brincadeira. “Eu quero jogar confete”, comentou ele.

Seu Claudinei Timóteo mora perto da SAMA e aproveitou para trazer a família toda. Eles estavam em quatro adultos e duas crianças. “Os meninos adoram essa farra toda e a gente também se diverte com eles”,ressaltou ele, enfatizando que apesar de ser uma matinê, a festa é voltada para todas as idades.

Para esta segunda-feira (11), estão previstas matinês em sete diferentes bairros de São José dos Campos. Também estão programados desfiles de blocos e escolas de samba na Vila Tesouro, Jardim Morumbi e Jardim Satélite e shows nos distritos de Eugênio de Melo e São Francisco Xavier.

Programação desta segunda-feira (11):

Para crianças

  • Jardim Satélite – Praça Mario Cesare Porto, s/n°- Das 15H às 18h
  • Novo Horizonte – Rua dos Vidraceiros, 175 – SAB – Das 15H às 18h
  • São Francisco Xavier – Praça Cônego Antônio Manzi – Das 15H às 18h
  • Jardim Paulista – Quadra – Praça Duque de Caxias, s/n – Das 15H às 18h
  • Campo dos Alemães – Centro Esportivo Fernando Avelino Lopes – Rua Valter Delu, s/n – Das 15H às 18h
  • Jardim Limoeiro- Quadra – Rua Renato Alves da Cunha, frente ao n° 213 – Das 15H às 18h
  • Pousada do Vale – Quadra – Rua Beijoeiro, s/n – Das 15H às 18h

Para todas as idades

Apresentação das Escolas de Samba

  • Vila Tesouro – Bloco Gaviões da Fiel – Das 16h às 18h
  • Morumbi – Escola Unidos da Vila – Das 16h às 18h
  • Jardim Satélite – Escola Filhos do Sol – Das 16h às 18h

Shows – noite

  • Eugênio de Melo – Avenida Ambrósio Molina – Das 20h às 24h
  • São Francisco Xavier -Praça Cônego Antônio Manzi – Das 20h às 24h

Prefeitura Municipal de São José

Publicado em: 11/02/2013

Primeiro dia de Carnaval é comemorado hoje (07) na cidade

Será aberto oficialmente hoje o Carnaval de São José. Quem abre as alas são os famosos e tradicionais bonecões d o bloco Pirô-Piraquara, que desfila nesta quinta-feira, às 18h, pelas ruas do centro da cidade. A folia será sob as marchinhas executadas pelo grupo e pela Banda de Santana.

A concentração do desfile será na praça Afonso Pena, de onde os foliões sairão com destino à praça Nenê Cursino, na Vila Maria, passando pelas ruas Quinze de Novembro, Sebastião Humel, Francisco Rafael e Avenida 23 de Maio. O trajeto é o mesmo feito no ano passado.

O bloco é formado por integrantes do próprio Piraquara e por participantes das oficinas de empapelamento, mas outras pessoas interessadas também podem participar do grupo e do desfile, sem necessidade de inscrição.

O Vale

Publicado em: 07/02/2013