Horário de Funcionamento das UBSs devem ser ampliadas

O candidato do PT em São José, Carlinhos Almeida, reeditou uma antiga promessa tucana de estender o horário de atendimento das UBSs (Unidades Básicas de Saúde), caso seja eleito. “É possível ampliar os horários de atendimento das UBSs melhorando a gestão da saúde pública. Não é dinheiro que falta. O que falta é tratar a saúde com prioridade, profissionalismo e boa gestão”, disse Carlinhos.

O petista aposta na valorização dos profissionais e na contratação de médicos. A ampliação no horário de atendimento das UBSs foi promessa de campanha do prefeito Eduardo Cury em 2008. No entanto, atualmente, das 40 unidades, apenas 9 têm horário estendido. Algumas delas, apenas um, dois ou três dias na semana.

Somente as unidades do Campo dos Alemães, Jardim da Granja, Novo Horizonte e Tatetuba oferecem atendimento das 7h às 20h, de segunda-feira a sexta-feira. “Ajustamos o horário das unidades de acordo com a demanda. Em algumas, manter o horário ampliado era esbanjar dinheiro público”, disse o secretário de Saúde, Danilo Stanzani.

O Vale

Em parceria, Provisão quer inserir Deficiêntes Fisícos

Cursos de língua espanhola, braile, mecanografia, soroban e informática visam capacitar alunos e contribuir para o cumprimento da Lei de Cotas. São José dos Campos, 30 de agosto de 2012 – A Procuradoria do Trabalho de São José dos Campos (Ministério Público do Trabalho), mediante iniciativa pioneira, firmou parceria com o Próvisão com o objetivo de proporcionar a capacitação profissional de pessoas com deficiência visual.

A parceria entre o Ministério Público do Trabalho e o Próvisão tem como meta aumentar o cumprimento da lei nas empresas da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Além do aprendizado, o curso de capacitação profissional do Próvisão realizará a interface junto às empresas da região visando oportunizar as inclusões no mercado de trabalho.

A capacitação acontece na sede do Próvisão, sempre as segundas e sextas-feiras de manhã, e as quartas e quintas-feiras à tarde. Empresas interessadas em contratar jovens capacitados pelo curso podem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 3919-3201.

A formação contemplará desde a reabilitação até a capacitação profissional e será dividida em módulos como Braille, Soroban, Mecanografia, Informática Adaptada, Orientação Vocacional, Ética e Cidadania, Relações Humanas, Reciclagem, Empreendedorismo e língua espanhola.

A Lei de Cotas (8.213/1991), que este ano completou 21 anos, obriga a empresa com 100 ou mais funcionários a preencher de dois a cinco por cento dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas com deficiência. Os custos da qualificação serão pagos com os recursos obtidos por meio de multas aplicadas a empresas da região que descumpriram a legislação.

Educação e saúde

A mesma parceria entre Próvisão e Ministério Público do Trabalho, mantém o “Programa de Orientação a Pessoas com Glaucoma.” Com o objetivo de formação de multiplicadores de conhecimento acerca das doenças a que somos expostos diariamente, o setor de humanização do Próvisão disponibiliza palestras informativas de “Educação e Saúde” com o objetivo de tornar-se um meio de promoção de saúde.

As atividades estão ligadas às prioridades discutidas e vivenciadas no ambiente hospitalar, sendo fator preponderante para educação na vida.

Sendo o Próvisão referência no tratamento da doença, são oferecidos por meio do Sistema Único de Saúde: acompanhamento médico ambulatorial, cirúrgico e dispensação de medicamentos. Deste modo, o programa de orientação permite uma assistência integral aos pacientes e seus familiares.

Sobre o Centro de Reabilitação Próvisão

Primeiro serviço criado pela entidade para atender à população, o Centro de Reabilitação Próvisão tem como objetivo inserir o deficiente visual na sociedade por intermédio de serviços de assistência a saúde focados na prevenção, habilitação, capacitação e integração social. Dentro da Integralidade à saúde destaca-se a estimulação precoce, orientação e mobilidade, atividades de vida diária, estimulação visual e comunicação alternativa.

Destacam-se também outros serviços especializados de reabilitação assim como, os serviços da gráfica Braille, empregabilidade, centro poliesportivo com destaque para o gollball (modalidade paraolímpica específica para deficientes visuais). Atualmente 168 pessoas com deficiência visual e suas famílias são atendidas na reabilitação.

Entrega de Centro da Juventude é acelerado na cidade

A administração do PSDB em São José vai montar núcleos de oito secretarias no Centro de Referência da Juventude para viabilizar a entrega do prédio, principal vitrine de campanha do candidato tucano a prefeito, Alexandre Blanco.

O centro, que está com sua entrega atrasada há quatro meses, é a principal obra da administração de Blanco na pasta da Juventude, onde atuou por oito anos os últimos quatro como secretário. O governo quer inaugurar o espaço no dia 15 de setembro e para isso vai ‘turbinar’ o número de profissionais no local. Pelo menos 30 profissionais de outras secretarias serão deslocados. A Secretaria de Juventude possui 32 profissionais.

No prédio, haverá um núcleo de atendimento à saúde do adolescente com médico e enfermeiro. O setor de esportes será responsável pela avaliação física dos jovens e haverá salas multiuso para atividades da Fundação Cultural e estúdio da Fundhas, entre outros. O centro ficará aberto das 6h às 22h.

Segundo o secretário de Juventude, Fabricio Máximo, a parceria com as demais secretarias irá garantir a operação imediata do centro após a entrega da obra. “As atividades externas começam de imediato. E como os móveis para equipar os espaços já estão chegando, serão instalados rapidamente para o início das atividades”, disse.

O prédio será aberto incompleto. A obra de reforma da pista de skate foi contratada ontem por R$ 430 mil e só deve ser concluída em 120 dias. Inicialmente, o centro irá disponibilizar pista de caminhada, quadra de futsal e atividades marciais desenvolvidas pela Secretaria de Esportes.

Também são esperados monitores da Fundação Cultural para a realização de oficinas de dança, música, teatro e de instrumentos musicais. O Infocentro será mantido por profissionais do Desenvolvimento Social. “Iremos trabalhar em parceria. As secretarias nos darão suporte de equipamento e pessoal. Queremos atender à população rapidamente”, disse o secretário. Funcionários da Fundhas irão instalar e manter o estúdio de rádio e TV.

Para o vereador Wagner Balieiro (PT), a falta de planejamento levou o centro a ‘desfalcar’ pastas que já têm déficit de pessoal. “Eles não estão ampliando serviços, mas desfalcando secretarias. Faltou planejamento”, disse. O custo da obra é de R$ 14,1 milhões.

O Vale

Jantar para Campanha de Blanco arrecada R$ 600 Mil

Um público formado predominantemente por secretários do governo Eduardo Cury e assessores comissionados da Prefeitura de São José ajudou o PSDB a arrecadar pelo menos R$ 600 mil para a campanha de Alexandre Blanco ao Paço por meio de um jantar realizado ontem à noite no Boa Nova Espaços, no Jardim das Indústrias, na zona oeste.

De acordo com a coordenação de campanha do tucano, foram vendidos entre 600 e 650 ingressos a R$ 1.000 cada. O número exato deve ser informado hoje. Compareceram ao evento 468 pessoas no salão, foram disponibilizados um total de 504 cadeiras.

O jantar deve ser a principal fonte de arrecadação de verbas para a campanha tucana. À Justiça Eleitoral, Blanco informou previsão de receita de R$ 2,5 milhões ao longo da campanha. Para efeito de comparação, o prefeito Eduardo Cury (PSDB) conseguiu arrecadar R$ 550 mil no jantar de 2008, durante sua campanha à reeleição.

A expectativa inicial da coligação liderada pelo PSDB era obter pelo menos R$ 600 mil com o jantar de ontem. Para Blanco, o resultado foi positivo. “Com certeza superou nossa expectativa, principalmente por ser minha primeira campanha. Sinceramente, esperava um número menor de pessoas”, afirmou o prefeiturável tucano.

Ele garantiu que a maior alegria foi em relação à “diversidade” de pessoas que compraram os ingressos. “Tem muita gente da construção civil, muita gente de empresas e muita gente da juventude do PSDB. São pessoas que acreditam no trabalho do PSDB e confiam em mim para dar continuidade.”

Ao percorrer as mesas do salão de festas do Boa Nova Espaços, O VALE constatou a presença de grande parte dos 27 secretários de Cury, além de assessores comissionados da prefeitura, vereadores governistas e líderes dos partidos que dão apoio à candidatura de Blanco. O VALE apurou que o governo tucano pressionou os secretários e assessores comissionado s a ‘engrossar’ o público do jantar de ontem. Também marcaram presença lideranças empresariais da cidade.

O cardápio incluiu salada verde com crisp de cenoura, pupunha, lascas de parmesão e pesto de agrião, escalope bovino grelhado no azeite de ervas com molho malbec e risoto de açafrão e alho poró. De sobremesa, foi servido brownie de chocolate amargo com calda de frutas vermelhas e sorvete de creme, além de amanteigados e trufas. Para beber, as opções foram cerveja, refrigerantes e água.

No total, cinco funcionários foram disponibilizados pelo buffet para fazer a segurança do lado de fora do salão. Marronzinhos também foram escalados pela prefeitura para organizar o trânsito. De acordo com a primeira prestação de contas encaminhada à Justiça Eleitoral no último dia 6 de agosto, o comitê financeiro do PSDB arrecadou até o momento um total de R$ 67,5 mil.

O Vale

Candidato Evnagélico querem mudar Lei de Zoaneamento

As igrejas evangélicas de São José pretendem utilizar o debate de amanhã com os sete candidatos a prefeito para cobrar mudanças na nova Lei de Zoneamento. Segundo o organizador do encontro, o pastor sênior da PIB (Primeira Igreja Batista), Carlito Paes, as regras atuais têm dificultado a abertura de igrejas na cidade.

“É necessário que haja uma flexibilização maior, até porque hoje não há uma categoria específica para igrejas e elas estão englobadas no setor que abrange qualquer tipo de estabelecimento comercial.” Paes também cobrou mais transparência. “A Lei de Zoneamento e as mudanças que se fazem necessárias têm que ser discutidas com a população. Quando a legislação foi implantada não houve esse debate na cidade.”

A Lei de Zoneamento, que entrou em vigor em agosto de 2010, tem sido um dos principais motes da campanha pelo Paço. O lobby para mudanças e revisão das regras tem sido liderado pelas construtoras. O debate de amanhã está sendo organizado por cinco igrejas evangélicas de São José e foi denominado de Fórum Cristão da Cidadania.

O encontro está programado para as 19h na PIB do campus Colina, na zona leste, e é aberto à população. O evento deverá ter duas horas de duração e a expectativa é de que seja acompanhado por 2.000 pessoas na igreja. Os fiéis também poderão acompanhar o debate em um telão que será instalado do lado de fora do templo, pela Rádio Cidade (AM 1.120) e pelo site www.pibnet.com.br.

O encontro será dividido em quatro blocos, onde serão abordados temas como família, melhores condições de vida para a população e construção e ampliação de creches e de clínicas para reabilitação de drogados.

O Vale

Empregos devem ser dobrados na cidade

A indústria de defesa no Brasil, que possui na Região Metropolitana do Vale do Paraíba empresas-âncoras, como Embraer, Avibras e Mectron, projeta crescimento recorde de negócios e geração de empregos nos próximos 20 anos, com os novos projetos anunciados pelo governo federal para reequipar as Forças Armadas e para a área de segurança.

Estudo da Abimde (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança) aponta que, atualmente, as companhias que atuam no mercado de defesa geram cerca de 25 mil empregos diretos e 100 mil indiretos, com movimento de negócios em torno de US$ 3,7 bilhões por ano.

Com os novos projetos, os empregos no setor devem quase que dobrar no país. No polo tecnológico, industrial e científico de São José dos Campos estão instaladas pelo menos 49 empresas que atuam nesse segmento. “Esse conglomerado tem pelo menos 20 mil empregos diretos e 60 mil indiretos”, disse Carlos Afonso Pierantoni Gambôa, vice-presidente executivo da Abimde.

Segundo ele, as perspectivas futuras para a indústria de defesa nacional são promissoras. Ele destacou que as perspectivas são de investimentos de US$ 120 bilhões a longo prazo, dos quais US$ 40 bilhões já anunciados pelo governo em megaprojetos.

Entre eles, estão os programas voltados para a vigilância de fronteiras marítimas, aéreas e terrestres, como o Sisfron (Sistema de Vigilância da Fronteira), Sisgaaz (Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul), o Prosuper (Programa de Aquisição de Navios de Superfície), e o F-X2 (compra de 36 caças de última geração para a Força Aérea Brasileira).

Na semana passada, o consórcio formado pela Savis e Orbisat, empresas controladas pela Embraer Defesa & Segurança, foi o único escolhido para a próxima fase do processo de seleção do Sisfron. “A expectativa é que o setor gere cerca de 48 mil novos empregos diretos e 190 mil diretos. Uma parte dessas vagas será aberta no polo de São José”, afirmou.

No pacote de projetos considerados prioritários deve ser incluído o programa do avião cargueiro militar KC-390, em fase de desenvolvimento pela Embraer. Os investimentos nesse projeto ultrapassam US$ 1 bilhão. Além disso, mais R$ 1 bilhão será injetado no programa Astros 2020, da Avibras. Em junho, o governo anunciou um contrato de R$ 246 milhões com a empresa para a compra de equipamentos.

O Vale

Ambulantes da cidade tem apoio para deixar o Camelódromo

A ACI (Associação Comercial e Industrial) de São José dos Campos decidiu apoiar as reivindicações dos ambulantes do camelódromo da praça João Mendes (Praça do Sapo), no centro. Após se reunir ontem com uma comissão de ambulantes do local, o presidente da ACI, Felipe Cury, informou que vai preparar um relatório com as queixas e pedidos do grupo e encaminhar para a prefeitura.

“Realmente, os ambulantes têm razão com relação a vários aspectos do Centro de Compra Popular da praça do Sapo”, afirmou Cury. “O local precisa de melhorias. Vamos levar o pleito dos camelôs à prefeitura e marcar uma reunião com a secretária Marina para tratar do assunto”, afirmou o presidente da ACI. O projeto dos camelódro-mos é gerenciado pela secretária de Defesa do Cidadão de São José, Marina de Fátima de Oliveira.

Falta de visibilidade, acessibilidade e banheiros, iluminação insuficiente foram algumas queixas apresentadas pela comissão sobre o camelódromo da praça João Mendes. Outra queixa é que, desde o início da revitalização da praça, a única pia que serve os ambulantes que trabalham com alimentação, está sendo compartilhada pelos operários da obra.

“Se continuar do jeito que está, será o fim, pois não dá mais para trabalhar porque o local não é atrativo”, disse Celso Lemes, um dos permissionários do camelódromo. Os informais querem se mudar do Centro de Compras Popular criado pela prefeitura e sugeriram instalar os pontos comerciais em um dos lados da praça, onde há um estacionamento de veículos fechado, para terem mais visibilidade para o público.

“O espaço da prefeitura é inviável e não permite muitas mudanças. Não deu certo”, afirmou Joelson Vieira, que trabalha no camelódromo.  A secretária Marina de Fatima de Oliveira, informo, por meio de sua assessoria, que aguarda o documento com as reivindicações dos ambulantes do Centro de Comércio Popular Jardim do Sapo, para que os pedidos possam ser avaliados.

Os ambulantes foram transferidos para o novo espaço em maio deste ano. No total, o camelódromo possui 43 boxes. Além desse, a prefeitura transformou a Rodoviária Velha em camelódromo onde estão agrupados 90 informais.

O Vale

Equipamentos reforçam segurança de condominio

Com as falhas de segurança mostradas na onda de assaltos a condomínios, o mercado de segurança aposta na oferta de equipamentos com alta tecnologia. No Urbanova, região oeste de São José, os moradores do Altos da Serra 2 se anteciparam aos problemas da unidade 1, invadida em agosto, e irão implantar um sistema de segurança que une sensores de detecção por infravermelho em conjunto com câmeras de vídeo.

Os sensores criam uma espécie de cerca invisível pelo perímetro e captam quaisquer pessoas ou objetos que atravessem por ela. A central de monitoramento é informada imediatamente da invasão e, simultaneamente, o sistema aciona as câmeras que são direcionadas para o local.

Inaugurado em 2011 e atualmente com 52 casas, o condomínio Chácara Serimbura, um dos mais nobres de São José, está investindo R$ 1,5 milhão para implantar o controle total do perímetro com transmissão de dados por fibra ótica. “A segurança em um condomínio precisa ter um norte e começar com planejamento. A infraestrutura precisa ser pensada para ser segura desde a construção”, afirmou Jarbas Lacerda de Lima, presidente da associação de moradores do condomínio.

O Vale

Nova Cracolândia é no Patrimonio Histórico da cidade

Um impasse entre prefeitura e proprietário permitiu que o prédio da antiga Usina de Leite Parahyba, patrimônio histórico de São José dos Campos localizado na zona norte, se transformasse na nova cracolândia da cidade. O prédio pertence ao complexo da Tecelagem Parahyba, que também inclui a Fazenda Sant’Ana do Rio Abaixo, e foi tombado pela prefeitura em 2004 a pedido da FCCR (Fundação Cultural Cassiano Ricardo).

A área pertence ao empresário Jayme Chede Filho. Segundo Oliveira dos Santos França, administrador do local e representante do empresário, a intenção era recuperar o prédio e transformá-lo em um empreendimento comercial. Mas o projeto foi barrado pelo processo de tombamento. “Não tem como fazer nada se o tombamento impede qualquer intervenção”, disse França. O empresário move uma ação na Justiça para reverter o tombamento.

Em entrevista a uma rádio da cidade, o prefeito Eduardo Cury (PSDB) disse que vai enviar agentes da vigilância sanitária e da fiscalização de posturas para avaliar a situação da área e tomar providências. “Podemos murar se for preciso”, disse Cury à rádio. A Secretária de Defesa do Cidadão informou que em maio de 2011 multou a propriedade pela falta de muro e alambrado. Com os juros o débito com o município já chega a de R$13.128.

De acordo com moradores, durante a noite o local é invadido por usuários de drogas, que causam transtornos. “É um entra e sai de gente aí a noite toda. Fazem barulho, quebram coisas, é uma algazarra”, disse o aposentado Adilson de Faria, 64 anos.

Além da bagunça, os dependentes ainda cometeriam roubos contra os moradores. “No último mês eu já contei uns 15 assaltos. O pessoal fica até com medo de sair a noite”, contou Geminiano dos Santos, 63 anos, síndico de um condomínio próximo.

As polícias Civil e Militar informaram que já fizeram operações no local para tentar inibir os crimes e a presença dos usuários. “A polícia vem e prende, mas passa um tempo e eles voltam tudo de novo”, lamentou Santos. O VALE esteve ontem no local e constatou a situação de abandono do complexo, que é tomado por lixo, entulho e pichações. Isqueiros e objetos usados para o consumo da droga estão por toda a parte.

O Vale

Blitz é intensificado para evitar poluição visual da Eleição

A Justiça Eleitoral de São José iniciou uma megaoperação contra a propaganda irregular e a poluição visual nas ruas da cidade. Oficiais de Justiça percorrem as principais avenidas da região sul desde a última sexta-feira para apreender publicidades irregulares.

A operação deflagrada pelo juiz eleitoral Gustavo Alexandre Beluzo, da 412ª Zona Eleitoral, tem o objetivo de remover o material “abandonado” pelos candidatos e fixado em áreas proibidas. O magistrado editou portaria que determina a remoção compulsória do material irregular por meio de mandados de busca e apreensão.

Antes da portaria, os candidatos eram notificados e tinham até 48 horas para remover a propaganda, sem punições. Desde o início da campanha eleitoral, o cartório já recebeu 35 denuncias. Nas blitz, oficiais de justiça acompanhados de policiais militares e um caminhão baú recolhem todo tipo de material que estiver em desacordo com a lei eleitoral.

Já foram realizadas blitze nas avenidas Andrômeda, Cidade Jardim e Bacabal. Segundo o chefe do cartório Luis Fernando Vaz Castilho, 45 anos, foram apreendidas 23 peças entre placas, bandeiras e cavaletes fixados de maneira irregular. Foram recolhidas placas e bandeiras de candidatos a vereador de três coligações PT, PSDB e PSB.

“Estamos fazendo retiradas compulsórias de placas e cavaletes abandonados durante a madrugada ou que dificultam a visibilidade em canteiros centrais”, disse Castilho. A lei permite a fixação de materiais publicitários de campanha somente entre 6h e 22h.

“Também faremos blitze educativas durante o dia. Em comércios de uso comum, jardins, praças, árvores, postes e terrenos públicos é proibida a publicidade eleitoral”, disse Castilho. Segundo ele, todo material apreendido será objeto de processo de descarte.

A Justiça também mantém as notificações nos casos de fixação de material publicitário em locais públicos e particulares sem autorização. Um dos alvos da Justiça é a fixação de material em uma área pública localizada ao lado da via marginal da Dutra, na avenida Sebastião Henrique da Cunha, entulhada de placas de candidatos.

A Justiça determinou a remoção do material em 48h. O prazo venceu às 9h de ontem, mas, até o final da tarde, ainda havia 16 placas afixadas. No terreno, há placas de candidatos ao Legislativo e para prefeito do PT e do PSB. A Justiça avalia uma forma de punição aos candidatos. Apesar da lei dar um brecha de 48 horas para a remoção da propaganda irregular, em casos de reincidência o candidato pode ser alvo de representação pelo Ministério Público. A multa varia de R$ 2.000 até R$ 8.000.

O Vale