Uma pane no sistema de internet das UBS’s (Unidade Básica de Saúde) de São José dos Campos deixou cerca de 2.000 pessoas sem conseguir marcar consultas na cidade. A pane começou na última quinta-feira em dez unidades. A Secretaria de Saúde não informou quais foram as UBS’s atingidas pelo problema técnico.
Até ontem, cerca de seis unidades ainda estavam sem o sistema de internet. Os pacientes que procuraram as UBS’s do Novo Horizonte e Jardim Nova Detroit, na zona leste, e Bosque dos Eucaliptos, na zona sul, na manhã de ontem, voltaram para a casa sem conseguir marcar o atendimento.
“Tentei agendar um clínico-geral, mas não consegui a consulta porque o sistema estava fora do ar. Vim na semana passada e estava com o mesmo problema”, disse a dona de casa Edith Santos, 60 anos. Ela tentou marcar a consulta ontem na UBS Bosque dos Eucaliptos.
“É ruim ficar sem a consulta. Para conseguir já demora, sem sistema piorou”. A dona de casa Raquel de Falchi, 53 anos, foi agendar consultas no clínico-geral e pediatra na mesma unidade e saiu sem atendimento. A bibliotecária Elaine Aqaqi, 40 anos, disse que sua amiga Ana Maria Rosa Pinto, 52, teve complicações de saúde, porque não conseguiu marcar uma consulta com o clínico-geral na última semana, na UBS Nova Detroit.
“Tentei marcar a consulta, mas não consegui por causa da pane do sistema. Ela teve uma crise por conta do diabetes e foi para o pronto-socorro. Na sexta-feira, fui novamente marcar o clínico e não consegui”, afirmou. Segundo a Secretaria de Saúde, a pane foi causada por problemas na rede de comunicação de dados que atende as unidades com a tecnologia Rede IP da Telefônica/ Vivo.
A empresa responsável pela gestão da internet é a ABC Net Telecom. A pasta disse que a empresa será penalizada pela pane.
O Vale