Cidade disputa verba para obras e investimentos de melhorias

Duas cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, São José dos Campos e Taubaté, foram selecionadas pelo governo federal para o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Mobilidade Médias Cidades. O PAC da Mobilidade foi lançado ontem pela presidente Dilma Russeff (PT) em Brasília e prevê investimentos de R$ 7 bilhões para obras e projetos destinados à melhoria da infraestrutura do transporte urbano de massa em todo o país.

A inscrição dos municípios ao PAC da Mobilidade, por meio de uma Carta Consulta ao Ministério das Cidades, deve ser feita até o final do mês que vem. Posteriormente, as prefeituras deverão apresentar projeto detalhado dos projetos, com estimativa de custos para a fase de seleção dos empreendimentos.

A Secretaria de Transportes de São José dos Campos planeja apresentar duas propostas, informou ontem o secretário Anderson Farias Ferreira. A primeira contempla a implantação de faixas exclusivas para ônibus nos principais corredores de transporte para dar maior fluidez aos coletivos.

O projeto dos corredores exclusivos na região central está em fase final de elaboração na pasta, que também prepara sistema similiar para as zonas leste e sul. Entre os corredores contemplados estão as avenidas São José, Madre Tereza, São João, Adhemar de Barros, Francisco José Longo e João Guilhermino.

As faixas exclusivas serão utilizadas somente durante os horários de pico do transporte de massa. “Para a implantação das faixas, haverá necessidade de pequenas obras e adequações nos corredores”, disse Anderson.

Outra proposta contempla a instalação de estações de pré-embarque nos pontos de maior movimento de usuários do sistema de transporte. As estações terão equipamentos do sistema de bilhetagem eletrônica que possibilita ao usuário pagar a passagem no ponto para facilitar o ingresso nos ônibus.

“O passageiro não precisará entrar no ônibus pela frente. Esse sistema também funcionará somente nos horários de pico para facilitar o embarque”, disse o secretário. Em Taubaté, a prefeitura vai definir seus projetos nas próximas semanas, informou Jacir Cunha, assessor para assuntos políticos do governo. “Os projetos serão definidos pelas áreas de Planejamento, Desenvolvimento e Trânsito”, afirmou Cunha, que participou do evento em Brasília.

O Vale