Pratos para dias quentes

[sinopse datas=”true” imprensa=”4″]

Por Erica Monquero
www.oquefacoprajanta.com.br

Esses dias quentes de primavera faz com que nosso corpo peça por comidas frescas, leves e saborosas. Nada de comidas pesadas, afinal, precisamos ficar bem alimentados, porém com a sensação de leveza.
Inspirada nas receitas do grande chef britânico Jamie Oliver, procuro criar pratos rápidos, criativos, com ingredientes acessíveis e mas que contenham sabor. Afinal, comida boa é aquela que agrada os olhos, que perfuma a casa e que encanta o paladar.

Desta forma, preparei este prato que é constituído por iscas de frango, quiabo dourado e salada de milho com tomates e cebolinha verde e que serve duas pessoas.
Explicarei detalhadamente como se prepara cada item. Aconselho que comecem com a salada para que ela vá tomando gosto dos temperos.

 

Pratos para dias quentes

Iscas de frango, quiabo dourado e salada de milho com tomates e cebolinha verde

 

[block]

Salada

01 tomate cortado em cubos médios

05 colheres (sopa) de milho verde

04 cebolinhas verdes finamente picadas

Sal, suco de limão, pimenta do reino e azeite extravirgem a gosto

[/block]

Misture tudo numa tigela e tempere a gosto. Reserve.

Dica: sempre procuro utilizar milho verde congelado em vez de comprar os enlatados. Normalmente, não usamos todo o conteúdo da lata. Acabamos deixando na geladeira e muitas vezes, jogamos fora. Já, os congelados, você retira somente a quantidade que será utilizada e guarda o restante para usar depois, sem haver desperdício.

 

[block]

 

Quiabo dourado

15 quiabos cortados em rodelas de 01 centímetro

01 dente de alho triturado

01 colher (sopa) de vinagre

Sal e pimenta do reino a gosto

04 colheres (sopa) de óleo vegetal

 

[/block]

Procure cortar as rodelas de quiabo do mesmo tamanho para que todas dourem juntas e você não tenha algumas mais queimadas que outras.

Coloque o quiabo picado numa tigela e tempere com alho, sal, pimenta do reino e vinagre. Deixe repousando por cerca de 20 minutos para que a baba do quiabo se solte um pouco.
Coloque o óleo vegetal numa panela e leve ao fogo para aquecer. Quando estiver quente, acrescente o quiabo e deixe dourar em fogo médio. De vem em quando, mexa com uma colher para que dourem de todos os lados.

Quando estiver dourado, retire o quiabo com uma escumadeira e deixe escorrendo num prato com papel toalha para que o excesso de óleo seja absorvido. Reserve.

 

[block]

 

Iscas de frango

01 coxa com sobrecoxa de frango

01 colher (chá) de curry

Sal e pimenta do reino a gosto

02 colheres (sopa) de óleo vegetal

 

[/block]

Você pode utilizar qualquer outra parte do frango, inclusive filés do peito de frango.
Como eu tinha uma coxa e sobrecoxa disponível, tirei toda a carne que havia em volta dos ossos em formato de pequenas iscas. Esta é uma carne muito saborosa. Experimente qualquer dia e verá que tem mais sabor que o simples filé de frango.

Tempere com sal, pimenta do reino e curry. Deixe a carne repousando por  aproximadamente 15 minutos.
Coloque o óleo vegetal numa panela, aqueça e acomode os pedacinhos de frango. Caso use a mesma carne que eu usei, recomento que tampe a panela para que cozinhe um pouco.

Deixe dourar bem e vire os pedaços para que doure do outro lado também.
Quando estiver pronto, desligue o fogo, retire o frango e monte o prato.
Pegue uma travessa e acomode um pouco de verdura ao centro. Pode ser qualquer verdura, mas neste caso eu usei alface americana.
Acomode as iscas de frango sobre as folhas picadas de alface. De um lado, acomode a salada. Do outro, acomode o quiabo dourado.

Se quiser decorar, salpique cheiro verde finamente picado sobre o frango.
Sirva com arroz branco ou integral e bom apetite!