A Secretaria de Saúde de São José dos Campos contabiliza em cerca de um ano 1.480 consultas desperdiçadas por conta de pacientes que faltaram aos mutirões de especialidades médicas realizados no período. De acordo com levantamento da secretaria, desde agosto do ano passado foram realizados 18 mutirões de saúde para consultas com especialistas, o que representa a oferta de mais de 3.700 procedimentos.
Em média, as faltas de pacientes representam 40% das consultas, índice que se mantém elevado desde o início dos mutirões em agosto do ano passado. A prefeitura chegou a investigar o motivo para o número excessivo de faltas, mas não chegou a uma conclusão à época.
A demanda reprimida de consultas com especialistas não foi divulgada ontem pelo governo Eduardo Cury (PSDB). O número de consultas eletivas (aquelas que são agendadas previamente) antes do início dos mutirões era de 64 mil e caiu para cerca de 48 mil.
Os mutirões que têm sido programados pela administração tucana incluem especialidades médicas como ortopedia, dermatologia, urologia, gastroenterologia e endocrinologia. Especialistas em saúde pública consultados por O VALE criticaram a forma com que o governo do PSDB faz a divulgação dos mutirões e o acompanhamento da frequência dos pacientes.
Para eles, é preciso um aprimoramento para que os mutirões sejam efetivos e seja diminuído o desperdício de consultas. No último sábado, por exemplo, o mutirão de ortopedia programado pela prefeitura ofereceu 210 consultas, mas 34% das pessoas que confirmaram presença por telefone faltaram ao atendimento, o que representa 71 consultas desperdiçadas.
As próximas etapas do atendimento ampliado com ortopedistas serão realizadas nos próximos dias 11 e 18 de agosto. Os mutirões são realizados no Hospital Municipal, na Vila Industrial, na região leste de São José. De acordo com a Prefeitura de São José, as pessoas que confirmam presença mas faltam às consultas, têm que voltar à UBS (Unidade Básica de Saúde) para passar por uma nova avaliação clínica.
Segundo o governo, quem não comparece ao atendimento acaba prejudicando os demais pacientes, tirando a vez de outras pessoas que também aguardam consultas com especialistas.
O Vale