Projeto Placa-Boletim

Escolas públicas municipais de São José dos Campos vão ganhar a partir de 2012 placas para exibir nos portões informações sobre a taxa de alfabetização e o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de seus alunos.

Polêmica, a medida divide pais de estudantes e especialistas, que afirmam que a medida é vexatória, mas foi aprovada por unanimidade na Câmara e deverá ser sancionada pelo prefeito Eduardo Cury (PSDB).

Além do Ideb, que é uma avaliação do Ministério da Educação que une o fluxo escolar e o desempenho dos alunos na Prova Brasil, realizada a cada dois anos, será exposto ainda o índice de participação dos pais nas reuniões de colégio.

Cada uma das 45 escolas de ensino fundamental de São José deverá receber uma ‘placa-boletim’. Juntas, as unidades atendem a cerca de 40 mil estudantes.

Avaliação. A intenção do vereador Cristiano Pinto Ferreira (PV), que é autor do projeto, é que a exposição mobilize a comunidade do entorno das escolas com nota ruim para que pressionem professores e governantes.

“A ideia é chamar a atenção da comunidade e mostrar para os pais que a participação na vida escolar dos filhos é fundamental para que se conquiste um bom desempenho”, disse ao jornal O Vale

O ponto de vista é reprovado pela especialista Ângela Soligo, que é professora da Faculdade de Educação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Segundo a especialista, a medida dá a impressão de que toda a responsabilidade pela qualidade da educação é dos pais e alunos.

“Por que não mostrar na porta da escola o valor do salário dos professores ou o investimento da prefeitura naquele ano para a melhoria da infraestrutura da escola?”, afirmou.

Para a especialista, a proposta pode resultar em uma exposição equivocada da escola e gerar constrangimento para os alunos.

Opinião similar tem a promotora da Infância e Juventude de São José, Silvia Máximo.

“Essa não é uma proposta socializante nem capaz de mudar a realidade. Essa exposição pode levar ao vexame e constrangimento. A constitucionalidade dessa lei merece profunda análise do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e da Constituição”, disse a promotora.

Decisão. O secretário de Educação de São José, Alberto Alves Mano Marques, disse que é favorável à medida, mas que ainda não conversou com o prefeito para definir se ela passará ou não por alterações.

Segundo ele, a ideia não é comparar o aluno de uma escola com outra, mas sim mostrar e acompanhar o desenvolvimento daquela unidade.

“A ideia é dar transparência a dados que já são divulgados hoje pela internet no site do MEC. Nós só vamos facilitar o acesso às informações”, disse o secretário.

Fonte: O Vale

3 pensou em “Projeto Placa-Boletim

  1. Pingback: | Guia SJC - São José dos Campos

  2. Vamos colocar uma placa com o rendimento de nossos vereadores,em frente a câmara.contando os projetos que são de real interesse da população,sem spray de pimenta na cara dos queridos estudantes que são de tanto interesse de nosso tão caro vereador,afinal ele vale 12.000.

  3. Pingback: Cartazes com índices de qualidade em escolas | Guia SJC - São José dos Campos

Os comentários estão fechados.