Semiacabada, a réplica da Casa Encantada, no Parque Santos Dumont, centro de São José dos Campos, corre o risco de se transformar em um ‘elefante branco’.
A Abcaer (Associação Brasileira de Cultura Aeroespacial), responsável pelo projeto de construção da casa, ‘jogou a toalha’ e informa que, sem a ajuda da prefeitura, não conseguirá concluir a obra, iniciada em 2007. A edificação fica ao lado da rampa de skate do parque em um terreno cercado por muro, e está fechada.
Na semana passada, a Abcaer encaminhou projeto, planos e planilhas de custo para o prefeito Eduardo Cury (PSDB), com pedido de socorro para terminar a construção.
De acordo com o vice-presidente da entidade, Cristóvão Cursino, já foram investidos cerca de R$ 500 mil na obra, mas ainda seriam necessários pelo menos mais R$ 400mil para executar o acabamento e aquisição do mobiliário, que será similar ao da edificação original.
Segundo ele, a Abcaer conseguiu, com a ajuda da prefeitura e da iniciativa privada, executar a maior parte do projeto, mas, o custo do acabamento é alto e sem patrocínio não será possível termina-lo. A previsão inicial era que a casa ficaria pronta no ano passado.
A casa é uma réplica do chalé projetado pelo inventor brasileiro Alberto Santos Dumont. A Casa Encantada original foi edificada em 1918, na cidade de Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, para ser a residência de veraneio do inventor do avião.
Em estilo alpino, a original foi construída em um terreno íngreme e possui 46 metros quadrados. A réplica de São José manteve o mesmo tamanho e padrão e foi edificada sobre uma plataforma de cerca de 100 metros quadrados.
Sob a casa há um grande salão que, pela proposta da Abcaer, servirá para abrigar exposições e atividades da Secretaria de Educação. A construção da casa tem o objetivo de transformar o Santos Dumont em um parque temático para mostrar que São José é referência nacional no setor aeroespacial.
O parque já abriga réplicas de foguetes projetados pelo DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) e do 14 Bis, aeroplano inventado por Santos Dumont.
A prefeitura informou que analisa se haveria possibilidade de auxílio público ao projeto da Abcaer. Na Câmara, um grupo de vereadores faz gestão junto ao governo com o intuito de ajudar a entidade a concluir o projeto. “Estamos conversando com o governo”, disse Fernando Petiti (PSDB).
O Vale