Consumidores que contam com internet via celular reclamaram ontem de problemas na conexão depois que os aparelhos ganharam o nono dígito, no último domingo. Segundo eles, a conexão chega a falhar completamente em alguns casos. Em outros, mostra-se lenta e não permite uma navegação normal pelo celular. “Não tenho conseguido acessar a internet pelo celular desde segunda-feira. Acho que tem a ver com o nono dígito. Não sei direito”, afirmou Natália Cabral dos Santos, 19 anos, agente da Cooperativa Futura, de São José dos Campos.
Ela disse que entraria em contato com a operado hoje para tentar resolver a questão. Eduardo Chaves, 36 anos, projetista de São José, também teve dificuldades ontem para acessar a internet pelo smartphone. Segundo ele, o sinal variou durante boa parte do dia, sem se tornar estável por mais de uma hora. Ele atribui o problema à entrada do nono dígito no número dos celulares da Região Metropolitana do Vale do Paraíba. “Acho que houve um problema técnico nessa mudança de número que deve ter causado a queda do sinal. Espero que amanhã (hoje) esteja tudo bem, senão vou pedir desconto na minha conta”, afirmou.
Por determinação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), todos os celulares de DDD 12 ganharam o nono dígito, um 9 à esquerda do número atual, no último domingo. O formato passou a ser 9xxxx-xxxx para permitir a ampliação para 90 milhões de combinações possíveis. Por nota, as principais operadoras de telefonia móvel informaram ontem que não havia nenhum problema na rede de celulares em São José dos Campos. Quaisquer dificuldades encontradas pelos consumidores devem ser relatadas aos serviços. A exceção foi a Claro, que colocou uma mensagem para os clientes dizendo que a rede estava com problemas e voltaria à normalidade hoje.