No Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado nesta quinta-feira (29), São José dos Campos tem motivos para comemorar – aumentou em 30% nos últimos quatro anos a procura de pacientes na rede pública de saúde para pedir ajuda para parar de fumar. A estimativa da prefeitura é que 113 mil moradores da cidade sejam fumantes. De acordo com o Ministério da Saúde, o fumo é a principal causa de mortes evitáveis no mundo e está ligado ao desenvolvimento de mais de 50 doenças. Segundo especialistas, o aumento da procura pelo tratamento está ligado à Lei Antifumo, que proíbe desde 2009 o fumo em ambientes fechados.
A médica oncologista, Cristine Bittencourt, explicou que o cigarro está ligado principalmente ao câncer. “Cerca de 90% dos casos de câncer são ligados ao tabagismo e dos outros 10%, podemos considerar que pelo menos metade são de casos de fumantes passivos, aqueles que inalam a fumaça do cigarro”, explicou. Na rede de São José, metade dos que procuram ajuda conseguem parar de fumar. A dona de casa Ivoneide da Silva é uma destas pessoas que tentou parar de fumar, não conseguiu e decidiu buscar auxílio profissional. “Eu quero ter um pouco mais de saúde, poder abraçar meus filhos e eles dizerem: ‘mãe, você está cheirosa'”, afirmou.
Para Suzana Rosa, que parou de fumar depois de 30 anos de dependência, a ajuda foi fundamental. “No começo não foi fácil: sonhava com cigarro. O que ajuda são as reuniões semanais, onde você sente um apoio e vê que não está sozinho”, contou. No Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (Caps AD), além das reuniões, os fumantes também recebem apoio médico e psicológico. Uma campanha promovida pela Secretaria de Saúde em parceria com de um instituto de oncologia da cidade foi realizada no Parque Vicentina Aranha, na região central.
O ex-fumante João Pires, que parou de fumar há 17 anos, conhece os males provocados pelo fumo. Ele foi internado duas vezes em menos de quatro meses por conta do hábito. “O médico disse que eu tinha que escolher entre a vida e a morte, que aquela seria uma escolha minha. Eu escolhi pela vida”, definiu.