Movimento no Aeroporto

O aeroporto de São José registrou no 1º semestre movimento de passageiros superior à capacidade máxima prevista para o ano todo. É o que mostra balanço da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), que administra o terminal desde 1996.

Segundo os dados, 101.866 pessoas embarcaram ou desembarcaram no aeroporto até junho cerca de 10 mil a mais que a capacidade estimada para o terminal em um ano, que é de 90 mil passageiros.

A capacidade máxima leva em consideração a estrutura física do terminal para receber os usuários, como saguão para espera, por exemplo. O de São José tem 864 metros quadrados e é considerado pequeno para atender à demanda.

A movimentação registrada no semestre, que ainda não engloba o período de férias, quando a demanda por voos sobe, é quase quatro vezes maior que o verificado no mesmo período do ano passado (26.618 passageiros).

Atualmente, duas empresas operam no terminal a Trip e a Azul que juntas oferecem cinco voos diários. Ambas as empresas têm previsão de aumentar a ofertas de voos, no entanto, a estrutura deficiente do terminal prejudica os projetos.

A Infraero, que suspendeu por tempo indeterminado o projeto de expansão provisória do terminal, não quis comentar o assunto ontem.Em nota, a empresa informou apenas que os dados são positivos.

A Infraero suspendeu por tempo indeterminado investimento de R$ 2,5 milhões anunciado em 2010 que previa dobrar a área destinada a passageiros. A expansão seria feita por meio de um módulo operacional provisório, uma sala pré-montada climatizada.

Sem expansão e com demanda crescente, quem sofre são os passageiros.

Além do saguão pequeno e poucos banheiros, outra reclamação é com relação ao estacionamento, que tem somente 49 vagas. Um projeto em estudo pelo DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) prevê criar novo aeroporto em São José com saída para a Rodovia dos Tamoios.

A proposta, que está sendo estudada com prefeitura e Infraero, prevê construir uma nova pista ao lado da atual que terá acesso direto a empresas do setor aeronáutico que se instalariam no terminal.

A área prevista para abrigar o futuro terminal é do governo federal, por isso, não pode ser desapropriada. A previsão, pelo projeto, é que o novo aeroporto seja erguido pela iniciativa privada, que ainda pagará aluguel à União.

Não existe previsão para o estudo ser concluído, mas a expectativa é que o terminal esteja pronto até 2017.

O Vale