Ligue 180 agora é também disque denúncia de violência contra a mulher

[sinopse datas=”true” imprensa=”4″]

O Ligue 180, central telefônica de atendimento nacional para o apoio e informações referente à violência contra as mulheres, passa a ser também um serviço de denúncia anônima e encaminhamentos pontuais. O Ligue 180 receberá denúncias de abusos, violências sexual, física, moral, psicológica e patrimonial sofridas por mulheres, além de prestar esclarecimentos e indicar procedimentos às vítimas e às pessoas interessadas em ajudar essas mulheres.

“Essa transformação gera o encaminhamento direto, pelo Ligue 180, dos relatos de violência feitos pelas mulheres aos órgãos competentes da Segurança Pública de cada unidade da federação”, explica a ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República.

A ministra comenta ainda que esse passo representa um avanço na consolidação e garantia da implementação e funcionamento da Lei Maria da Penha.

A mulher, vítima de violência, ou qualquer outra pessoa pode entrar em contato com o Ligue 180 para fazer a denúncia ou buscar esclarecimentos e informações. A ligação é gratuita e a denúncia pode ser anônima, com garantia de sigilo.

Em São José

Em 2013, a Prefeitura de São José dos Campos firmou parceria com o Governo Federal e assumiu a campanha de divulgação da Central Ligue 180. Desde então, a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Mulheres, da Secretaria de Promoção da Cidadania, tem feito um trabalho de sensibilização, formação e informação do serviço.

Todos os ônibus da cidade estão adesivados com informes da campanha, cartazes estão espalhados pela cidade, informações por telefone e parcerias, que vem sendo feitas com órgãos de justiça e cidadania, governos estadual e federal, bem como movimentos populares, organizações sociais e instituições que cuidam de mulheres vítimas de violência.

Esse trabalho faz parte de um dos compromissos assumidos pelo Governo Federal e pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República no lançamento, em 2013, do Programa Mulher, Viver sem Violência.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: 3932-8619 / 3932-8613 / 3932-8620.