Artistas locais farão protesto para preservação do Cine Teatro

Artistas contrários à concessão à iniciativa privada do Cine Teatro Benedito Alves da Silva, no centro de São José, agendaram para o próximo dia 15 um ato simbólico de protesto.

Eles pretendem organizar uma “sessão bendita” para lavar as escadas do Cine Teatro, em alusão às “sessões malditas” de cinema que aconteciam à meia-noite das sextas-feiras nos anos 80.

O objetivo do protesto é sensibilizar o governo Eduardo Cury (PSDB) a desistir da ideia de mudar a finalidade cultural do prédio.

A administração decidiu conceder o espaço à iniciativa privada, por até 10 anos, dentro do projeto ‘Centro Vivo’, que visa revitalizar toda a área central. O edital será publicado em dezembro.

Construído na década de 1950 e fechado desde 2003, o Cine Teatro Benedito Alves da Silva terá que ser reformado e preservado, mas poderá ser explorado comercialmente em áreas como a gastronômica e as de lazer noturno e entretenimento. Para membros do movimento artístico, a característica do Cine Teatro deve ser mantida como espaço cultural, não perdendo sua finalidade original. Eles são contrários à abertura de outros empreendimentos.

Cynthia Gonçalo que é diretora do Ipplan (Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento), afirmou “Respeito o movimento dos artistas e estamos aberto ao diálogo com todos eles para definir o edital”.

Ontem, a Câmara de São José adiou a votação de projeto de lei da vereadora Amélia Naomi (PT) que torna o Cine Teatro um Ep-2 (Elemento de Preservação 2), que impede mudanças na fachada do prédio e aumento do número de pavimentos.

 

Entenda melhor o caso lendo “MP é contra o abandono do Cine Teatro

Fonte: O Vale