Menos de um mês depois do início da campanha eleitoral, placas com propagandas de candidatos a prefeito e vereador já tomaram as margens do Anel Viário, principal corredor de São José dos Campos. Por enquanto, as coligações encabeçadas pelo PT, que lança Carlinhos Almeida ao Paço Municipal, pelo PSDB, com Alexandre Blanco, e pelo PSB, de Antonio Alwan, dominam as ruas da cidade com propagandas.
Além do Anel Viário, pontos de grande movimentação, principalmente perto de escolas e igrejas, já começam a ser tomados pela publicidade. A eles, devem se juntar os outros concorrentes já nos próximos dias. Mesmo os partidos menores, como PSTU e PSOL, planejam começar a instalar placas às margens de vias e em terrenos cedidos.
O uso de cavaletes, também autorizado neste ano, ainda não foi definido. PSDB e PT dizem que não vão utilizá-los. Os partidos afirmam que procuram lugares estratégicos. “Não adianta gastar horrores com placas e não aparecer”, afirmou o presidente do PSB, Erivelto Wagno. “Escolas, igrejas, locais de grande trânsito são os mais procurados”, disse o presidente do diretório municipal do PT, Wagner Balieiro.
O PSDB afirmou que já instalou 100 placas e que outras 100 estão em confecção. Junto com as placas, os partidos têm intensificado os ‘bandeiraços’ nas principais vias da cidade. Só ontem, eram três na avenida Bacabal, zona sul. “Quem não é visto, não é lembrado. Esse é um princípio básico”, afirmoua coordenadora do curso de pós-graduação em Marketing Político da Unitau, Letícia Maria. “Agora, só a colocação de placas e cavaletes não é determinante para a campanha.”
O Vale