O primeiro Festival de Queimada realizado pela Secretaria de Educação reuniu cerca de 450 alunos de 29 escolas municipais. O Pavilhão das Gaivotas, no Parque da Cidade, foi dividido em 14 quadras e as partidas ocorreram simultaneamente.
O festival começou com a queimada tradicional. Cada partida durava em torno de 15 minutos e depois desse tempo, as escolas trocavam de quadra e de regras, entre elas: queimada invertida, queimada com cones e queimada com duas bolas. Os alunos ficaram empolgados com o evento e a cada final de partida era uma festa.
O estudante Laércio Silva Junior, da escola Mercedes Carnevalli Klein, disse que gostou muito da novidade. “Eu adoro esta brincadeira e só tenho a oportunidade de jogar na escola.”
Já Samyra Machado dos Santos, da escola Possidônio José de Freitas, aproveita o tempo livre para dividir a experiência com outros amigos, fora da escola. “Brinco de vez em quando na rua com meus vizinhos”, contou a estudante.
O principal objetivo do evento foi promover a autonomia e a integração entre os alunos da rede municipal de ensino. Tanto que nas partidas não havia árbitros e eram os próprios jogadores que fiscalizavam o cumprimento das regras.
Para o professor de Educação Física Bruno Pacheco, da escola Rosa Tomita, o festival contribuiu para o processo de formação dos estudantes. “É muito importante para a vida pessoal deles, já que é preciso aprender a conviver bem com o outro”, concluiu.
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Campos